Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Conferência | Brenne Architekten

Conferência | Brenne Architekten

21 de abril de 2022, 5.ª feira, 18h30, Auditório Fernando Távora


Ateliergebäude Bauhaus Dessau | Brenne Architekten © Ward Snijders, MHB  

A FAUP em parceria com a Matéria.ConferênciasBrancas recebe a conferência dos arquitectos Winfried Brenne e Fabien Brenne, do atelier de arquitectura alemão Brenne Architekten, no dia 21 de abril, às 18h30.


Sob o princípio de que "The existing fabric of a building is a resource of inestimable value. Preserving it should always take priority over new building work", o atelier Brenne Architekten vem a construir, há mais de 40 anos, uma carreira exemplar no restauro e na promoção do Movimento Moderno, atuando tanto na construção em contextos preexistentes como na reabilitação de edifícios Modernistas e do Moderno do pós-guerra, muitos dos quais classificados como Património Mundial pela UNESCO.
A sua obra integra, entre outros, as intervenções na Escola da Bauhaus, em Dessau, e nas Casas dos Mestres Muche-Schlemm e Kandinsky-Klee (de Walter Gropius), na ADGB Trade Union School, em Bernau (de Hannes Mayer), e em conjuntos de habitação dos anos de 1920 em Berlim como Waldsiedlung Onkel Toms Hütte, Wohnstadt Carl Legien e Großsiedlung Siemensstadt.
A partir de uma abordagem interdisciplinar, que implica arquitectos, arquitectos de interiores, historiadores de arte, investigadores da área da construção e especialistas em reabilitação, o atelier Brenne Architekten estuda cada edifício em detalhe e, aceitando respeitosamente a sua história, desenvolve estratégias de intervenção sustentáveis que permitem, simultaneamente, restaurar o seu caráter autêntico e original, com o mínimo de alterações à sua estrutura histórica, e adequá-lo aos atuais padrões de eficiência estrutural, técnica e energética.
Winfried Brenne foi distinguido, em 2021, com o "Exemplary lifetime achievement Award in promoting the legacy of the Modern Movement" no primeiro Docomomo Rehabilitation Award (DRAW).
www.brenne-architekten.de

O atelier Brenne Architekten será apresentado por Helder Casal Ribeiro.

A conferência, enquadrada pelo evento Mário Bonito. 100 anos, é organizada por Matéria.ConferênciasBrancas - José Miguel Rodrigues | Helder Casal Ribeiro | Pedro Borges de Araújo - em parceria com a FAUP, com o patrocínio de Jofebar – Panoramah!. A conferência esteve inicialmente agendada para 3 de novembro de 2021, não se tendo realizado por constrangimentos associados à covid-19.


A sessão vai ser proferida em inglês, sem tradução.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-01-30 às 02:22:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias