Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta UC Projecto 5 | Acordar as estruturas do Vale do Ave: escalas e princípios de intervenção com Sara Sucena

Aula Aberta UC Projecto 5 | 'Acordar as estruturas do Vale do Ave: escalas e princípios de intervenção' com Sara Sucena

21 de novembro de 2019, 5.ª feira, 11h00, Sala do Janelão

No contexto da unidade curricular de Projecto 5, a aula aberta 'Acordar as estruturas do Vale do Ave: escalas e princípios de intervenção' com Sara Sucena vai decorrer no dia 21 de novembro, 5.ª feira, às 11h00, na Sala do Janelão.

Sara Sucena
Arquitecta pela FAUP (1994), Mestre em Projecto e Planeamento do Ambiente Urbano pela FEUP (1998), e Doutor em Urbanismo, pela ETSAB-UPC (2011).
Lecciona, desde 2000, no curso de Arquitectura e Urbanismo (actual Mestrado Integrado), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde é Professor Auxiliar, coordenando a área científica de Urbanismo.
Enquanto investigadora, é membro integrado do grupo "Morfologias e Dinâmicas do Território" (MDT), do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), da FAUP, e colaboradora do Laboratório de Estudos e Projectos (LEP), da UFP.
Como arquitecta, exerceu a profissão em regime liberal até 2005, especialmente no âmbito do Planeamento Municipal. Actua em particular na área de Urbanismo, com especial interesse no planeamento, evolução e morfologia(s) da cidade contemporânea.

Unidade curricular - Projecto 5 | MIARQ
Coordenação - Teresa Calix
Organização - Docentes da Unidade Curricular Projecto 5, Grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP

Ciclo de Aulas Abertas: Desafios para Riba d’Ave: Reinventar o imaginário de um território

O Ciclo de Aulas Abertas – Desafios para Riba d’Ave – procura promover e abrir a todos os interessados uma reflexão alargada e de carácter multidisciplinar sobre os núcleos das freguesias de Riba d’Ave e Oliveira de São Mateus, no município de Vila Nova de Famalicão, incluindo a centralidade que se desenvolveu no período áureo da industrialização têxtil, mas também as áreas de povoamento difuso de génese rural e os tecidos urbanos mais recentes que se encontram na envolvente destas zonas.

Procurando garantir um debate alargado, considerando distintos pontos de vista, métodos de abordagem e instrumentos de observação e interpretação da complexidade urbana em presença, este Ciclo de Aulas Abertas procura responder a um conjunto diversificado de temas e de autores/actores que têm vindo a reflectir sobre a área de estudo proposta para o exercício da unidade curricular Projecto 5 do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, no ano lectivo 2019/2020.

A realidade urbana em discussão, inserindo-se no Vale do Ave e no território pós-industrial do têxtil, combina materiais, processos e actores numa simultaneidade de situações espaciais e funcionais muito diversas que são a matéria-prima diversa e contraditória da análise e do projecto.

Assim, a partir de uma ocupação que evidencia a condição de hibridez decorrente da confluência de sinais de centralidade e de todos os ingredientes típicos do difuso, reconhece-se, sobretudo, a necessidade de identificar as dinâmicas latentes, públicas e privadas, e os fenómenos actuais que caracterizam esta área e que a permitem repensar numa perspectiva sistémica, que considere um futuro possível e mais qualificado.
Através do exercício e do debate em curso espera-se contribuir para uma ideia de reabilitação urbana em que possam tomar parte, não só o rio Ave e as áreas adjacentes, o seu potencial de qualificação ambiental, paisagístico e ecossistémico, a rede de espaços públicos e a pertinência da sua articulação com a água, com as diferentes cotas e os diferentes fragmentos de densificação urbana, mas também, as ruínas das fábricas, memórias do auge da industrialização, e a oportunidade de transformação ou reutilização funcional que os seus espaços representam.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 16:56:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias