Álvaro Siza distinguido com Prémio Nacional de Arquitetura 2019 de Espanha
O Prémio Nacional de Arquitectura é atribuído anualmente pelo Governo de Espanha desde 1932.
O arquiteto Álvaro Siza foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019 de Espanha, destinado a distinguir personalidades ou instituições que, pelo conjunto da sua obra, tenham contribuído de forma extraordinária para o enriquecimento de aspetos sociais, tecnológicos e sustentáveis da arquitetura e urbanismo espanhol, dentro e fora do país.
O anúncio da distinção foi feito pelo ministro espanhol do Fomento em funções, José Luís Ábalos, numa mensagem que publicou no dia 7 de novembro na rede social Twitter. A decisão de atribuir o prémio foi tomada durante o II Congresso Internacional 'Arte, Cidade e Paisagem', que tem Portugal como país convidado e que está a decorrer até 8 de novembro em Cuenca, Espanha.
De acordo com o ministro espanhol do Fomento, Álvaro Siza é "um arquitecto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas".
O Prémio é um galardão atribuído anualmente pelo Governo de Espanha desde 1932, no valor de 60 mil euros.
O arquiteto Álvaro Siza é autor do projeto da FAUP e muitos outros edifícios, entre os quais se destacam os projetos em Espanha para o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante ou o edifício Zaida de Granada.
Recebeu os mais importantes prémios de arquitetura nacionais e internacionais, com destaque para o Prémio de Arquitectura da Associação Internacional de Críticos de Arte (1982), o Prémio de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitectura do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha (1988), o Prémio Mies van der Rohe (1988) e o Prémio Pritzker, da Fundação Hyatt (1992).