Você está em: Início > Notícias > Colóquio . mesa redonda . palestras | Infraestruturas em Angola e Moçambique: legados, desafios, futuros

14 de novembro de 2019, 5.ª feira, 14h30-20h00, Sala Plana

Reconhecendo as infraestruturas enquanto ferramentas de transformação territorial e social, que poderão promover ou diluir assimetrias, este Colóquio propõe debater o legado colonial, os desafios atuais e as perspetivas futuras no contexto de Angola e Moçambique, organizando uma Mesa Redonda e duas Palestras como pontos de partida para um debate alargado.

A Mesa Redonda contará com a presença de Elisiário Miranda (Docente EAUM, PT), António Afonso de Deus (Investigador CES-UC / Docente ULP, PT), Joaquim Moreno (Investigador/Docente FAUP, PT), Rui Mealha (Docente FAUP, PT), Kátia Sousa (Alumni FAUP, PT) e Tânia Rosa (Estudante FAUP, PT), com moderação de Ana Silva Fernandes (Investigadora Dinâmia’CET-IUL / FAUP, PT), procurando percorrer pesquisa histórica, reflexão ideológica, prática profissional e investigação académica.

As Palestras de Helder Pereira (Arquitecto, Atelier Mulemba, AO) e Jéssica Lage (Arquitecta, FAPF-UEM, MZ) permitirão a partilha de experiências e visões a partir de Luanda e Maputo.

Esta iniciativa enquadra-se no projecto 'Coast to Coast – Late Portuguese Infrastructural Development in Continental África (Angola and Mozambique): Critical and Historical Analysis and Postcolonial Assessment', financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014, coordenado por Ana Vaz Milheiro e acolhido pelo Dinâmia’CET do ISCTE-IUL. São também parceiros deste projecto o Arquivo Histórico Ultramarino, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade Técnica de Angola e a Universidade Eduardo Mondlane.

O evento é organizado por Ana Vaz Milheiro e Ana Silva Fernandes, pelo Dinâmia’CET-IUL e através de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, contando com a colaboração do grupo Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (MDT-CEAU-FAUP).

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

14h30 | Abertura

Mesa redonda
Ana Silva Fernandes (Dinâmia’CET-IUL / FAUP, PT) - Moderação
Elisiário Miranda (EAUM, PT)
António Afonso de Deus (CES-UC / ULP, PT)
Joaquim Moreno (FAUP, PT)
Rui Mealha (FAUP, PT)
Kátia Sousa (FAUP, PT)
Tânia Rosa (FAUP, PT)

17h30. Intervalo

18h00 | Palestras
Apresentação: Teresa Calix (FAUP, PT)

Contra a Tabula Rasa (autores Helder Pereira & Coral Gillett)
Helder Pereira (Atelier Mulemba, AO)

O caminho ao acesso a infraestruturas nos bairros pericentrais de Maputo
Jéssica Lage (FAPF-UEM, MZ)

Biografias dos palestrantes

Helder Pereira (Luanda, Angola)
Estudou Arquitectura na Queensland University of Technology (Australia, 2007), e possui um mestrado em Design Futures da Griffith University (Australia, 2010).
Co-fundador do Atelier Mulemba, um gabinete de design e arquitectura com sede em Luanda, tendo como foco a inovação do design e projectos de investigação de inspiração e em resposta ao contexto angolano.

Jéssica Lage (Maputo, Moçambique)
Arquiteta e planeadora física, formada na Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. Possui pós-graduação em Espaço Habitacional e Formas de Habitar pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde é actualmente doutoranda. Participou em projetos de investigação e extensão universitária, seminários, conferências internacionais e publicações, principalmente sobre habitabilidade básica nos bairros autoproduzidos de Maputo.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:43:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias