Você está em: Início > Notícias > Mesa Redonda | Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra | Álvaro Siza: in/disciplina

23 de Outubro de 2019, 4.ª feira, 18h30, Biblioteca de Serralves

A mesa redonda 'Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra' está enquadrada no programa da exposição 'Álvaro Siza: in/disciplina' organizada pelo Museu de Serralves, com curadoria de Nuno Grande e Carles Muro.

A sessão conta com a presença de fotógrafos de diversas gerações que fotografaram e acompanharam a obra de Álvaro Siza ao longo do tempo em diferentes momentos, nomeadamente os autores Luís Ferreira Alves, Sofia Augusto, André Cepeda, Mark Durden, João Morgado e José Manuel Rodrigues. A moderação será assegurada por Pedro Leão Neto (FAUP - autor do livro "Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira").

O objectivo é o de encorajar um debate exploratório e crítico entre os diversos autores que tendo fotografado a obra de Álvaro Siza em diferentes períodos de tempo, fizeram-nos por vezes com propósitos diferentes: uns mais relacionados com a investigação sobre o universo da fotografia na arquitectura, outros mais interessados na comunicação e compreensão da obra de Álvaro Siza para públicos diversos. Pretende-se, num primeiro momento, obter um depoimento breve por parte de cada um dos fotógrafos sobre a sua experiência fotográfica da obra de Siza, tendo como base uma imagem por eles escolhida. Num segundo momento, é promovido um debate crítico sobre o mundo da fotografia e da arquitectura, procurando explorar a singularidade e significado das relações que são estabelecidas entre o fotógrafo e o arquitecto, os seus processos artísticos, as suas memórias coletivas, histórias e outros aspetos relacionados com o trabalho e percursos de vida de ambos.

No final da sessão será apresentado o livro 'Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira' pelo Arq. Nuno Grande, com o apoio da livraria Serralves.

Publicado pela scopio Editions, a publicação 'Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira' resulta do trabalho de Pós-Doutoramento de Pedro Leão Neto e corresponde assim ao primeiro caso de estudo do projeto 'Mapeamento de Fotografia de Arquitectura Documental e Artística – Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura Portuguesa' desenvolvido no contexto do CEAU-FAUP. O livro apresenta quatro projectos fotográficos de quatro  obras de Álvaro Siza, sendo eles os trabalhos: de Sofia Augusto sobre o edifício da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; de Hélder Sousa sobre a Casa de Chá da Boa Nova; de Sérgio Rolando sobre a Piscina da Quinta da Conceição e de Marta Ferreira sobre a Piscina das Marés.

Mais informações em www.serralves.pt e www.scopionetwork.com.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 16:56:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias