Você está em: Início > Notícias > Aula aberta | Para uma arquitetura fotográfica com Cláudio Reis | 2º Ciclo de Debates AAI - Arquitetura, Arte, Imagem

Aula aberta | 'Para uma arquitetura fotográfica' com Cláudio Reis | 2º Ciclo de Debates AAI - Arquitetura, Arte, Imagem

12 de Abril de 2019 (sexta-feira), 18h00, Auditório multifunções da Reitoria da U. Porto

No dia 12 de Abril, às 18h00, terá lugar no Auditório Multifunções da Reitoria da U. Porto, a Aula Aberta intitulada 'Para uma arquitetura fotográfica' com o fotógrafo Cláudio Reis, a realizar no âmbito do ciclo Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem, e da unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) dos 4.º e 5.º anos e CAAD do 3.º ano da FAUP.

A aula aberta conta com a presença de Pedro Leão Neto, professor na FAUP e coordenador do projecto de investigação Visual Spaces of Change.

A iniciativa vai decorrer no novo auditório multifunções da Reitoria que integra os novos espaços de fruição cultural que a Universidade do Porto abriu recentemente à cidade, quadruplicando o espaço disponível até agora, com novas salas de exposições e um auditório multifunções, com programação regular ao longo de todo o ano, aberta ao público em geral.

Cláudio Reis (n. 1980). Licenciatura em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2004). Mestrado em Fotografia, com distinção, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (2014). Desde 2015 tem vindo a desenvolver a sua prática artística conjuntamente com uma investigação de Doutoramento em Media Digitais, através de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Universidade do Porto e a Universidade de Texas, Austin, EUA. www.umclaudio.com

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab) Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação.

A organização destas iniciativas é da responsabilidade do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e do Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), e decorre no âmbito do projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

www.scopionetwork.com

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:27:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias