Você está em: Início > Notícias > Concurso | Projecto Gravidade em Suspenso da autoria de docente e antigos estudantes da FAUP inaugura em Cascais

Concurso | Projecto 'Gravidade em Suspenso' da autoria de docente e antigos estudantes da FAUP inaugura em Cascais

Inauguração decorre a 5 de Abril de 2019, no Jardim da Parada, em Cascais.

O projecto 'Gravidade em Suspenso', vencedor do concurso internacional de arquitectura efémera Sommer Pavilion, vai ser inaugurado no dia 5 de Abril, às 18h00, no Jardim da Parada, em Cascais.

Realizado por Edgar Brito, investigador e docente na FAUP, Alice Clanet-Hallard (ENSA Paris-Malaquais, Erasmus FAUP 2014) e Flora di Martino (antiga aluna FAUP, 2017) com Inês Abreu Ribeiro, Fernando Coutinho e Iris Kolivanoff, o projecto, premiado entre 49 concorrentes, é construído pela ArtWorks/Ecosteel e conta com a colaboração curatorial da AiR 351.

Os pavilhões da Chuva e do Nevoeiro, que compõem o projeto designado 'Gravidade em Suspenso', procuram oferecer uma experiência máxima da água numa estrutura mínima durante as estações da Primavera e do Verão e prolongam-se até Outubro de 2019.

Sob o tema 'Água', o concurso internacional de Arquitetura Sommer Pavilion foi lançado pela Câmara Municipal de Cascais e integrado na Capital Europeia da Juventude 2018 com o objectivo de seleccionar uma ideia para uma intervenção efémera de arquitectura no jardim da Parada, ao lado da Casa Sommer.

O júri foi presidido por Philippe Starck, residente em Cascais, e integrou os arquitectos Pedro Gadanho, Oya Atalay Franck, Miguel Marcelino, João Veríssimo, Georg Pendl e a vereadora da Câmara Municipal de Cascais Joana Balsemão.

A cerimónia de sexta-feira conta com as presenças da vereadora Filipa Roseta, a equipa do projecto, alguns elementos do júri e representantes da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos. Na mesma altura, vai ser ainda inaugurada uma exposição patente no Jardim da Parada, com a curadoria da arquitecta Susana Ventura, investigadoa do CEAU-FAUP, que integra os projetos concorrentes. No dia seguinte, 6 de Abril, será apresentada uma programação artística site specific concebida pela AiR 351

+ info
www.cascais.pt

Gravidade em suspenso