Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Congresso Internacional Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981

Congresso Internacional 'Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981'

28 - 30 de novembro de 2019, FAUP

Jerzy Soltan, Alfredo Viana de Lima, Oskar Hansen, Ralph Erskine, Kenzo Tange, no último CIAM de Otterlo, em 1959 (*)
© ASP Archive, Warsaw. 


No ano em que se assinalam 60 anos sobre o último CIAM, realizado em Otterlo, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto acolhe o Congresso Internacional «Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981» de 28 a 30 de Novembro de 2019.

Com dois encontros preparatórios já realizados em Guimarães (2017) e Barcelona (2018), «Team Ten Farwest» é um projecto de investigação que surge como resposta ibérica ao projecto «Team 10 East», organizado por Łukasz Stanek em 2013. Tendo como objectivo explorar as relações de Portugal e Espanha no âmbito dos debates que tiveram lugar em torno das ideias, das obras e dos protagonistas do Team 10, o Congresso propõe debater os processos de recepção e assimilação das ideias deste grupo de arquitectos na revisão crítica do movimento moderno na Península Ibérica.

O Congresso é organizado por Pedro Baía, Nelson Mota e Tiago Lopes Dias, em conjunto com as comissões organizadoras dos encontros de Guimarães e Barcelona. Para além da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Congresso conta com as seguintes parcerias: Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM); Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT); Fundação Marques da Silva (FIMS); Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ); TU Delft – Faculty of Architecture and the Built Environment e Circo de Ideias - Associação Cultural.

No programa do Congresso estão incluídas conferências de Joan Ockman (apresentada por Francisco Ferreira - EAUM) no dia 28; Tom Avermaete (apresentado por Luís Urbano - FIMS) no dia 29; e Łukasz Stanek (apresentado por José António Bandeirinha - DARQ) e Dirk van den Heuvel (apresentado por Nelson Mota - TU Delft) no dia 30.

No dia 28, 5.ª feira, a abertura do Congresso conta com as intervenções de Teresa Calix (FAUP), Sérgio Fernandez e Pedro Baía.

No dia 29, 6.ª feira, na sessão de trabalho PhD, serão apresentadas e debatidas as comunicações de Ilaria La Corte, Bruno Baldaia e João Luís Marques, e serão apresentadas duas publicações: a revista Joelho n.10, intitulada «Team 10: Debate and Media in Portugal and Spain», por Gonçalo Canto Moniz, e o livro «Jaap Bakema and the open society» por Dirk van den Heuvel.

Nas sessões de sábado, dedicadas aos temas do Habitat, Networks e Media, serão apresentadas e debatidas as comunicações de Ana Luísa Rodrigues, Paolo Sustersic, Esperanza Campaña, Nuno Grande, Julio Garnica, Leonor Matos Silva, Jorge Figueira, Carlos Machado e Moura e Ana Esteban-Maluenda.

As sessões do Congresso serão moderadas por Óscar Ares Álvarez, Tiago Lopes Dias, Nelson Mota, Carolina B. García Estévez, Pedro Baía e Joaquim Moreno.

As conferências e as comunicações serão em inglês. A sessão de abertura, a sessão de trabalho PhD e a apresentação da Joelho 10 serão em português.

Programa completo e mais informações em www.teamtenfarwest.com.

A participação é gratuita, mediante registo prévio em no site do Congresso.

(*) A fotografia acompanhou o ‘call for papers’ do seminário «Team 10 East» (2013), tendo a sua divulgação permitido a Pedro Baía sinalizar o arquitecto que permanecia por identificar como sendo Viana de Lima (antigo Professor da ESBAP, cujo acervo documental está depositado no Centro de Documentação da FAUP).  

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-11-19 às 16:33:12