Você está em: Início > Notícias > Exposição a visita de Paulo Luís Almeida | projecto Riscotudo

Exposição 'a visita' de Paulo Luís Almeida | projecto Riscotudo

Inauguração: 8 de Janeiro 2019, 18h00, Átrio do Auditório da Biblioteca - FAUP | Exposição: 8 de Janeiro - 19 de Fevereiro 2019, Átrio do Auditório da Biblioteca

A 11.ª exposição do projecto Riscotudo intitula-se "a visita" e apresenta desenhos de Paulo Luís Almeida, Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigador no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.

A inauguração vai decorrer a 8 de Janeiro, às 18h00, no Átrio do Auditório da Biblioteca da FAUP. A exposição conta com projecto e curadoria de José Manuel Barbosa.

A mostra, de entrada livre, vai estar patente até 19 de Fevereiro de 2019.

Paulo Luís Almeida
Nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique.
É Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigador no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Formou-se em Artes Plásticas – Pintura, na FBAUP. Foi bolseiro da FCT e doutorou-se pela Universidad del País Vasco, com uma tese sobre as interferências de processos performativos nas práticas pictóricas contemporâneas. Há alguns anos começou a realizar pequenas acções nos espaços e momentos do seu quotidiano. Estas intervenções não saiam do espaço doméstico da casa e da rua onde vivia, eram realizadas sem qualquer anúncio e geralmente mal documentadas. Percebeu depois que também podia fazer desenhos e pinturas para evitar a exposição pública das intervenções e contornar a impossibilidade da sua realização; que desenhar podia ser outra forma de as pensar, realizar e documentar. Esta relação entre contextos performativos e objectos pictóricos passou a contaminar o seu trabalho, um ensaio visual contínuo em torno de micronarrativas do quotidiano (a maior parte sem outra pretensão que não a de inventar fábulas para a vida de todos os dias). O trabalho, que se desdobra em desenho, pintura e performance, resulta de noções muito simples: a noção narrativa de prova; o deslocamento de gestos quotidianos; a transferência de acções entre contextos performativos.

Projecto Riscotudo
O projecto Riscotudo que constitui-se como um Espaço na FAUP destinado a exposições de Desenho localizado no Átrio do Auditório da Biblioteca. Com projecto de José Manuel Barbosa que partilha a curadoria com José Maria Lopes, Riscotudo é "um espaço expositivo onde se apresentam propostas que trabalham os elementos gráficos e plásticos do desenho privilegiando técnicas e concepções estéticas dispares".

Horário da exposição: 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 19h00.

Este evento é passível de ser registado em vídeo e fotografia.

riscotudo.wordpress.com

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-24 às 10:56:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias