Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Building Views on the Legacy of Alvar Aalto

Notícias

Building Views on the Legacy of Alvar Aalto

4 de Outubro de 2018 (Quinta-feira), 17h00-20h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

Juhani Pallasmaa, Arquitecto e Professor Emérito da Universidade de Tecnologia de Helsínquia, é um dos convidados da sessão 'Building Views on the Legacy of Alvar Aalto', que decorre na tarde de 4 de Outubro a partir das 17h00.

Building Views on the Legacy of Alvar Aalto
Esta é a terceira sessão do ciclo ‘Building Views Talks’, promovido pela Jofebar e pela PanoramAH!, com o apoio da FAUP. O projecto 'Building Views' propõe-se traçar a história da janela minimalista, identificando e discutindo os vários desenvolvimentos técnicos e arquitectónicos desde o início do século XX que conduziram ao seu aparecimento até aos desafios com que este sistema de janelas se depara nos dias de hoje. Depois de uma primeira sessão dedicada ao legado de Richard Neutra e do papel da caixilharia de correr na sua arquitectura, esta sessão incidirá na obra de Alvar Aalto e, em particular, no projecto da Villa Mairea.

A sessão será composta por vários momentos. A partir das 17h00, terão lugar duas apresentações de contextualização. A primeira, a cargo de Helder Casal Ribeiro, dará conta da viagem realizada à Finlândia com os alunos durante o ano lectivo de 2017/2018 e oferecerá uma perspectiva da relevância dessa iniciativa e da obra de Aalto no contexto da Unidade Curricular Projecto na FAUP. Seguir-se-á uma reflexão sobre a importância da obra de Alvar Aalto para Álvaro Siza e, de forma mais alargada, para a Arquitectura do Porto, a cargo de Manuel Mendes. Num segundo momento, com início às 18h00, será projectado o documentário 'Alvar Aalto’s Masterpiece — Villa Mairea: a house under the pines' realizado por Rax Rinnekangas com consultoria e narração de Juhani Pallasmaa (Fundação Villa Mairea: 2008, 26 min., inglês). Às 18h30, terá início a conferência de Juhani Pallasmaa, intitulada 'Alvar Aalto’s Synthetic Rationality', cuja apresentação e moderação ficará a cargo de Pedro Borges de Araújo (IF.UP–MLAG).

Programa
4 de Outubro (Quinta-feira) — Auditório Fernando Távora

17h00 — A obra e o legado de Alvar Aalto no contexto da Arquitectura do Porto
apresentações de Helder Casal Ribeiro e Manuel Mendes

18h00 — Documentário 'Villa Mairea: a house under the pines'
(Rax Rinnekangas / Juhani Pallasmaa, Fundação Villa Mairea: 2008)

18h30 — Juhani Pallasmaa, conferência 'Alvar Aalto’s Synthetic Rationality'
apresentação e moderação de Pedro Borges de Araújo

O professor Juhani Pallasma vai participar, nos dias 8 e 9 de Outubro, nos Seminários Autofocus 2018

A conferência será proferida em inglês, sem tradução.
O documentário será exibido em inglês, sem tradução.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FIMS/FAUP através de fotografia e vídeo.


Juhani Pallasmaa (n. 1936), arquitecto, professor emérito da Universidade de Tecnologia de Helsínquia (actual Aalto University), Helsínquia. Desenvolve prática profissional de arquitectura desde 1962, primeiro colaborando com outros arquitectos e, entre 1983 e 2012, com o seu próprio atelier Juhani Pallasmaa Architects, em Helsínquia. Para além do projecto, tem ocupado diferentes posições, como a de Reitor do Institute of Industrial Design, Helsínquia (1970-72), Professor Associado na Haile Sellassie I University, Addis Abeba (1972-74), Director do Museum of Finnish Architecture (1978-83), State Artist Professor (1983-88), e Professor e Director da School of Architecture, Helsinki University of Technology (1991-1997). Professor convido nos Estados Unidos da América desde 1994, na Yale University, Washington University em St Louis, University of Virginia, University of Illinois em Champaign-Urbana, e na Catholic University of America em Washington DC. Também leccionou e proferiu conferências em inúmeras outras universidade da Europa, Estados Unidos da América, do Canadá, da América Central e do Sul, da Ásia e na Austrália. Foi membro de júris de doutoramento e arguente de dissertações na Finlândia, Suécia, Dinamarca, Holanda e Chile. Foi também membro de inúmeros júris de concursos de planeamento urbano, arquitectura, design de produto e arte na Finlândia, França, Suécia, Holanda, Itália, Espanha, Portugal, Rússia, Perú e Austrália. Pallasmaa publicou mais de 60 livros e 400 ensaios, e os seus escritos foram traduzidos em 36 línguas. Entre os seus livros mais conhecidos, contam-se: Encounters: Architectural Essays 1 (2005) e 2 (2012), Understanding Architecture (2012) (em colaboração com Robert McCarter), The Embodied Image (2011), The Thinking Hand (2009), The Architecture of Image: existential space in cinema (1998), The Eyes of the Skin (1995 e 2012), Animal Architecture (1995). É membro honorário da SAFA, AIA e do RIBA, Académico do International Academy of Architecture, e recebeu vários prémios e reconhecimentos nacionais e internacionais, bem como cinco Doutoramentos Honoris Causa na Finlândia, Estónia, Estados Unidos da América e na Roménia.

Building Views
A janela minimalista conheceu um notável sucesso nas últimas duas décadas, continuando e enriquecendo o legado de um dos maiores ícones da Arquitectura Moderna — a janela horizontal e as caixilharias de correr. Trata-se de um sistema que permite incorporar envidraçados de grandes dimensões e reduzir os elementos opacos da janela à sua mínima expressão, concretizando os anseios de transparência e imaterialidade que há muito inquietavam os arquitectos.
O projecto ‘Building Views’ propõe-se traçar a história da janela minimalista, identificando os vários desenvolvimentos técnicos e arquitectónicos desde o início do século XX que conduziram ao seu aparecimento até aos desafios com que este sistema de janelas se depara nos dias de hoje. Para o efeito, o livro Building Views (Carlos Machado e Moura ed., Circo de Ideias, 2017) dá a conhecer mais de 20 projectos recentes realizados pela Jofebar, uma empresa especializada em produtos de fachada e caixilharia minimalista através da sua marca PanoramAH! e conta com mais de três dezenas de textos originais da autoria de diferentes autores nacionais e internacionais, entre arquitectos, críticos, fotógrafos, escritores, empresários e académicos.
www.buildingviews.net

Building Views Talks
A primeira Building Views Talk foi dedicada ao Legado de Richard Neutra e teve lugar no dia 20 de Novembro de 2017 no Showroom da Jofebar, Matosinhos, com a presença de Dion Neutra, Raymond Neutra, Eduardo Souto de Moura, Jorge Figueira e Carlos Machado e Moura. A segunda sessão, intitulada ‘Building Views on Portuguese Architecture’ decorreu no dia 25 de Maio de 2018 no Palazzo Giustinian Lolin, Veneza (Itália), aquando da inauguração da 16.ª Bienal Internacional de Arquitectura. Contou com a participação de Ana Vaz Milheiro, Jorge Figueira, José Miguel Rodrigues, Nuno Grande, Nuno Brandão Costa e Carlos Machado e Moura. ‘Building Views on the Legacy of Alvar Aalto’ é a terceira sessão do ciclo.
www.buildingviews.net/talks


Coordenação: Carlos Machado e Moura (CEAU-FAUP) | Pedro Borges de Araújo (IF.UP-MLAG) | OrganizaçãoJofebar | PanoramAH! | ApoioFAUP

Imagem gráfica desenvolvida por Ana Resende e Raquel Rei.

+ info
www.buildingviews.net/talks

Building Views on the Legacy of Alvar Aalto

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-10 às 13:38:59