Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Experiência de Desenho no Open House Porto 2018

Experiência de Desenho no Open House Porto 2018

Data limite de inscrição: 28 de Junho de 2018

Linha
[inscrições encerradas] 
Linha

A FAUP associa-se mais uma vez à Open House Porto (30 junho - 1 de julho 2018) com a iniciativa "Experiência de Desenho" e convida os estudantes e alumni, da FAUP, a participar nesta acção de desenho.

A proposta passa por, cada participante, levar o desenho até ao público fazendo breves registos em alguns dos espaços selecionados do roteiro do Open House Porto.

Experiência do Desenho
A terceira edição da ‘Experiência do Desenho’ decorre durante o fim-de-semana de 31 de junho a 1 de julho de 2018. À semelhança das edições anteriores esta acção está integrada no programa ‘Caleidoscópio’, um conjunto de actividades gratuitas produzidas em parceria com a Casa da Arquitectura durante o Open House Porto.
Esta actividade pretende divulgar uma das caraterísticas identitárias da chamada “Escola do Porto”: uma formação em Arquitetura apoiada no exercício do desenho. Nesta acção os estudantes e alumni da FAUP tornam o exercício do desenho num lugar de encontro, motivo de contacto e troca entre os que desenham e os que visitam a seleção de obras que integram esta iniciativa. O diálogo torna-se efetivo através do gesto espontâneo da entrega do desenho, registo singular complementar à fotografia e ao vídeo, que surpreenderá o visitante.
Esta é uma iniciativa associada ao Open House Porto e Casa da Arquitectura, promovida pelo Projecto de Investigação ‘Colecção de Desenhos’, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) no Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH).

A participação é livre, sujeita a inscrição prévia, através do formulário disponível aqui.

Esta iniciativa insere-se no projecto 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto' que conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Organização:
Noémia Herdade GomesCarlos Machado e MouraRui Neto e Mariana Martins de Carvalho (CEAU-FAUP)

Equipa:
Beatriz Rosendo, Francisca Maria, Hugo Rebelo, Maria Eduarda Filipe, Rebeca Jesus, Ruben Vasques, José Pereira.

Apoios:
Trabalho cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-007744.

Open House Porto 2018
Organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto 2018 é comissariado pelos arquitetos Inês Moreira e João Paulo Rapagão. Contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto pretende consolidar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano. Segundo os curadores: “este ano, o foco curatorial centra-se em arquiteturas de utilização industrial e naquelas de sustentação das suas atividades, sejam de produção ou de habitação, mas também de vocação institucional, seja social ou cultural, numa demonstração clara de que as cidades que herdamos souberam assimilar e conciliar a indústria com os diversos usos que as estimulam e mobilizam”.

Open House
O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 30 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

Como funciona o Open House Porto
O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim-de-semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas.
A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação.
O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas regulares.
Em cada espaço é entregue o guia e o mapa do Open House Porto.

+ info
www.openhouseporto.com

Linha
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 18:52:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias