Você está em: Início > Notícias > Conferências Woman in Archi | Maria Souto de Moura + Filipa Guerreiro (Atelier da Bouça)

6 de Junho de 2018, 15h00, Sala Plana - FAUP

A FAUP associa-se à Modal Creativity e ao Archi Summit 2018 com a organização de um Ciclo de Conferências intitulado 'Woman in Archi' no dia 6 de Junho (Quarta-feira), às 15h00, na Sala Plana.

O programa inclui as conferências das arquitectas Maria Souto Moura e Filipa Guerreiro, professora da FAUP e investigadora do CEAU-FAUP, co-fundadora do Atelier da Bouça. A sessão de abertura vai estar a cargo de Elsa Oliveira da Archi Summit e o encerramento será assegurado por Catarina Martins, da Margres.

O Archi Summit já juntou, ao longo de 3 edições e entre Porto e Lisboa, mais de 2 mil arquitectos. Em 2018 tem novamente marcação para a cidade de Lisboa e prevê reunir cerca de mil e quinhentos arquitectos em dois dias totalmente dedicados à arquitectura, ao conhecimento, às novidades e à inspiração. A antecipar este momento, a organização está a preparar a conferência Woman in Archi. Serão conferências dadas no feminino com o objectivo de "inspirar e promover a arquitectura a todos os profissionais e futuros profissionais. O conceito prende-se com a mistura de gerações, de visões e abordagens, centradas num padrão de elevada qualidade no projecto", como refere a organização do Archi Summit.

Depois do Porto, no dia 7 de Junho é a vez de Lisboa receber as Conferências 'Woman in Archi', às 11h00, no Auditório do ISCTE.

Entrada livre mediante inscrição através do e-mail para tickets@archisummit.pt com "Porto"+ nomes dos participantes. Os participantes terão direito a uma surpresa oferecida pela organização do Archi Summit.

Maria Souto Moura
Maria Eduarda Souto de Moura (Porto, 1990) concluiu o mestrado em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em 2013. Em 2012, foi selecionada para representar a Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC) no workshop EHL Campus - International Architecture, em Lausanne, durante o programa de intercâmbio na PUC. Durante o ano de 2014 colaborou no escritório de Alberto Campo Baeza, em Madrid. Entre 2014 e 2016 foi professora assistente de: Antón Garcia-Abril – Ensamble Studio (2014), Guilherme Machado Vaz (2015), e Cecilia Puga (2016) no workshop 'Porto Academy', Porto. Em 2015, ganhou o 'Prémio Viana de Lima' como melhor estudante na área de Projeto da FAUP. Em 2016, participou como professora assistente do arquiteto Guilherme Machado Vaz no workshop W.A.V.E., IUAV (Veneza). Em 2017, projetou o pavilhão ‘Contemplação Particular' em colaboração com o pintor, António Gonçalves, no Centro Cultural de Belém, Lisboa. Com o mesmo projecto foi selecionada para a amostra nacional 'Jovens Criadores 2017',
Participou como membro do júri do Prémio Archiprix Portugal 2017. No mesmo ano, foi convidada para pintar oito quadros para o hotel 'Duas portas Townhouse' no Porto. Desde 2014 que colabora no escritório de Álvaro Siza, Porto.

Atelier da Bouça
Filipa (Viana do Castelo, 1976) e Tiago (Barcelos, 1976) formaram-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2000 (Erasmus IUAVeneza in 1998/1999). Tiago colaborou com o arquitecto João Álvaro Rocha (1999-2001) e Filipa com o arquitecto Álvaro Siza Vieira (1999-2000). Em 2001 fundaram o Laboratório de Arquitectura e Urbanismo (com Bruno Figueiredo) no seguimento dos 1ªs prémios nos concursos para o CMIA de Matosinhos e para a Escola Básica Integrada do 1º ciclo de Paredes de Coura. Em 2008, a dois, fundaram o Atelier da Bouça. Dos seus trabalhos destacam-se a ampliação da EPRAMI Paredes de Coura (Prémio Categoria Jovem Arquitecto, Arquitectura em Tijolo de Face à Vista CVG 04/05), o Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico (finalista dos Prémios FAD 2008 e nomeado para o Mies van der Rohe Award 2009), o Hostel ‘White Box House’ (seleccionado para o Respect for Architecure 2012), Duas casas na Bouça das Cardosas (nomeado para o Mies van der Rohe Award 2015), e o Edifício Central de Serviços do parque empresarial Interminho (1º lugar em concurso público de projecto).
www.atelierdabouca.eu

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

+ info
www.archisummit.pt

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:23:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias