Você está em: Início > Notícias > aMostra 1ª Oficina Didática THE THINKING HAND Todos no Sofá

aMostra 1ª Oficina Didática THE THINKING HAND 'Todos no Sofá'

22 de Maio a 2 de Junho de 2017, Átrio MB - FAUP

A Linha de Investigação 'Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação' (DiPDArq), integrada no Grupo de Investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CEAU/ FAUP) e o Pré-Escolar do Centro Escolar de Folgosa do Agrupamento de Escolas Levante da Maia (CEFolgosa/ AELMaia), organizaram, nas instalações da FAUP (sala 2.2, Torre F), na manhã do dia 14 de fevereiro, a Oficina Didática THE THINKING HAND 'Todos no Sofá'.

O grupo de trabalho, constituído por doze jovens estudantes da unidade curricular Teoria 3 – Da Arquitetura Contemporânea, do 4º ano do MIArq/ FAUP, e vinte e quatro crianças do Pré-escolar do CEFolgosa, foi coordenado pelos docentes Assucena Maria Miranda, Luís Viegas e Rui Américo Cardoso.

Este "diálogo" institucional teve implícita a revisitação das perspetivas do pedagogo James G. Legge (1914) e do arquitecto Juhani Pallasmaa (2009). Os trabalhos desenvolvidos no evento, partindo da história "Todos no Sofá" (de Luísa Ducla Soares com ilustração de Pedro Leitão), integrada no Plano Nacional de Leitura, consistiram na elaboração de quatro modelos tridimensionais – maquetas – representativos da atmosfera e do enredo retratado na obra literária infantil. No sentido das orientações do Conselho Pedagógico do AELMaia, esta experiência interinstitucional e didática, partindo das personagens e do enredo de "Todos no sofá", teve especialmente em consideração as qualidades e as potencialidades dos materiais e dos instrumentos manipuláveis pelas crianças, bem como a realização dos trabalhos em “tempo curto”.
Esta aMostra visa partilhar, através do audiovisual, o ambiente peculiar da experiência didática realizada na manhã de 14 de fevereiro de 2017

Organização: Assucena Maria Miranda (Professora e Educadora do C. F. Folgosa do A. L. Maia) e Luís Viegas e Rui Américo Cardoso (docentes e investigadores do MDT-CEAU).

Participantes: crianças - Afonso Moutinho, Artur Pereira, Martim Cunha, Núria Sousa, Rodrigo Roque, Santiago Santos, Débora Pimenta, Eduardo Gomes, Filipa Santos, Luana Machado, Martim Silva, Sofia Vales, Afonso Costa, Diana Cunha, Dinis Silva, Duarte Oliveira, Gabriel Rocha, Gonçalo Azevedo, Gustavo Monteiro, Mafalda Monteiro, Matilde Costa, Martim Campos, Simão Bessa e Lucas Quintã; estudantes - Ana Gabriela Gomes, Inês Giro, Sara Zamith Teixeira, Ana Rita Santos, Margarida Silvestre, Sara Correia, Ana João Silva, Mafalda Neves, Rute Castro, Elsa Pinto, João Cunha e Maria Pathé.