Adalberto Dias vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana com projecto de recuperação do Convento e Igreja de S. Francisco
Os resultados foram anunciados a 31 de Março de 2017.
O projecto para a Recuperação do Convento e Igreja de S. Francisco e novo Núcleo Museológico da autoria do Arquitecto Adalberto Dias, Professor da FAUP, venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria 'Restauro', uma iniciativa da Vida Imobiliária.
No total foram entregues prémios em sete categorias distintas. Para 'Melhor intervenção cidade de Lisboa' o prémio foi atribuído ao Arquitecto Manuel Aires Mateus com o projecto '8 Building', as Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra do Arquitecto João Mendes Ribeiro venceram na categoria 'Impacto Social' e o Centro Corporativo – Santa Casa da Misericórdia do Porto dos Arquitectos Margarida Barbosa e Lara Martins (SCMP) com André Camelo e Miguel Ribeiro (CREA) na categoria 'Comercial & Serviços'.
Para as 'Intervenções inferior a 1000 m2', foram distinguidos os projectos para a Sotheby's International Realty de Correia/Ragazzi Arquitectos e o projecto de Recuperação das Instalações da Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra dos Arquitectos Luísa Bebiano / Atelier do Corvo (Carlos Antunes, Desirée Pedro). Na categoria 'Residencial' foi distinguido o projecto para o Edifício na Rua Rodrigo da Fonseca, nº 45 a 49 de Appleton e Domingos, Arquitectos e na opção 'Melhor solução de eficiência energética' venceu o Edifício Padaria da Arquitecta Diana Barros, em 'Turística' o projecto de Agroturismo em Melgaço de Correia/Ragazzi Arquitectos.
O júri foi composto por João Duque, Nuno Valentim, João Pedro Falcão de Campos, Manuel Reis Campos e João Appleton.
Este Prémio, de acordo com a organização, visa "distinguir as iniciativas de reabilitação urbana de maior valia para a comunidade nas suas múltiplas valências e tem como objectivo reconhecer e estimular a excelência profissional dos operadores económicos, sociais e autarquias que protagonizam intervenções de reabilitação urbana".
+ info
www.premio.vidaimobiliaria.com
Recuperação/ Requalificação da Igreja e Convento de S. Francisco, Évora, Arquitecto Adalberto Dias © DR