Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Antigo Estudante da FAUP vence Menção Honrosa com tese em Arquitectura Tradicional

Notícias

Antigo Estudante da FAUP vence Menção Honrosa com tese em Arquitectura Tradicional

Joaquim Pimenta de Almeida recebeu a distinção pela dissertação Reabilitação do Património Edificado Corrente. Estratégias de Intervenção na Casa Burguesa do Porto

Joaquim Pimenta de Almeida, arquiteto formado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do porto (FAUP), foi reconhecido com uma menção honrosa na 3.ª edição do Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional: Edição bienal 2015-2016.
 
O trabalho distinguido, com o título "Reabilitação do Património Edificado Corrente. Estratégias de Intervenção na Casa Burguesa do Porto", desenvolve uma leitura sobre o estado de conservação dos Edifícios antigos na cidade do Porto e faz, particularmente, uma análise às intervenções que na atualidade se têm realizado nas "Casas do Porto". O trabalho distinguido alerta para o contributo que as Estratégias de Intervenção em Edifícios Antigos, informadas pelos Princípios enunciados nos documentos internacionais sobre o património, são capazes de trazer à inversão da descaracterização e perda dos valores essenciais da tipologia da Casa Burguesa do Porto, garantindo a sua salvaguarda. Para validação do estudo, recorreu à análise de três Casos de estudo de intervenções consideradas exemplares, demonstrando a mais-valia e a universalidade destes conceitos, como garante da valorização do património edificado corrente em Portugal.

A tese foi realizada em 2014, sob a orientação científica do Professor Joaquim Teixeira.

Promovido pela Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), Fundação Convento da Orada (FCO), Ordem dos Arquitetos de Portugal (OA) e Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), o Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional visa premiar Dissertações de Mestrado ou Teses de Doutoramento "(…) de elevada qualidade, cuja relevância contribua para um maior conhecimento e valorização da arquitetura e construção tradicional, seja em edifícios de caráter erudito ou popular".

O Júri destacou o elevado número de candidaturas e a qualidade geral das investigações, tendo atribuído o III Prémio Ibérico à Tese de Doutoramento “Vernácula Modernidad” do Professor Doutor Pedro Miguel Vicário. A par da Menção Honrosa ao trabalho "Reabilitação do Património Edificado Corrente. Estratégias de Intervenção na Casa Burguesa do Porto" de Joaquim Pimenta de Almeida, foram atribuídas mais três aos projectos "La restauración de la arquitectura de tapia" de Lidia Soriano, "Evolución y distribución territorial de las técnicas constructivas en la arquitectura popular - El caso del hórreo cantábrico" de Eloy Algorri, e "Reabilitação do Património rural. O caso da Aldeia da Anta, Lamego" de Henrique António Abreu Rodrigues.

A Cerimónia de atribuição do Prémio Ibérico e das Menções Honrosas irá integrar a cerimónia do Dia Mundial da Arquitetura, que decorrerá no dia 3 de Outubro, às 11:30, no Palácio de Pardo Aguado em Palência, Espanha.

+ info
www.fundacaoconventodaorada.pt
arquitectos.pt

Prémio1
Entrega da Menção Honrosa - Palência, Espanha (c) DR

Prémio 2
Ilustração dos Casos de Estudo - Fotografias da Autoria de Pedro Camelo, Attilio Fiumarella e Fernando Guerra.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-19 às 18:10:15