Estudante da FAUP recebe Menção Honrosa do Programa da ONU Human Settlements em Nova Iorque
A edição 2016 do Concurso recebeu 400 propostas de estudantes de todo o mundo.
O projecto de reabilitação de uma ilha na Rua dos Bragas, no Porto, da autoria da estudante Maria Abreu, finalista do Mestrado Integrado em Arquitectura (
MIArq) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com orientação cientifica do Professor e arquitecto
Nuno Lacerda Lopes da FAUP, foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso internacional de Ideias 'Integrated Communities: A Society for All Ages', promovido pelo International Council for Caring Communities (
ICCC) em conjunto com a
ONU, através do programa Human Settlements.
Trata-se da primeira vez que uma escola de arquitectura portuguesa é premiada neste concurso criado em 1994 para escolas norte-americanas e alargado a partir de 1999 à participação de escolas internacionais.
O Concurso desafiou estudantes de arquitectura a projectar comunidades multigeracionais, adaptadas e pensadas especialmente para a terceira idade e para a resolução, através da prática da arquitectura, de conflitos geracionais.
A proposta de Maria Abreu para a reabilitação de uma ilha localizada na Rua dos Bragas, no Porto, assentava em dois objectivos: "desenhar um novo módulo de habitação, de medidas mais acessíveis, relembrando que a 'casa' é o principal factor de felicidade e dignidade. Usou-se a estrutura existente mas convertendo duas casas numa só, dado o número de casas abandonadas em grande parte destes núcleos, e expandir o espaço público para dentro da ilha e trazer interacção entre gerações através de actividades e espaços destinados a estudantes e à relação que estes pudessem manter com os moradores", potenciando desta forma a proximidade da ilha com a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (
FDUP). O programa de intervenção da estudante da FAUP previa ainda a sua replicabilidade por outras ilhas da cidade do Porto.
"Foi um privilégio poder viajar para Nova Iorque (...) para além da oportunidade de apresentar o projecto na sede da ONU, de conhecer e conviver com pessoas de várias nacionalidades, tanto participantes como responsáveis do concurso, foi possível visitar a cidade com todo o grupo e conhecer o One World Trade Center e, dias antes da abertura ao público, a estação de comboios ao lado, da autoria do arquitecto Santiago Calatrava", destaca a estudante da FAUP.
A frequentar o 5º e último ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, Maria Abreu espera "trabalhar em Portugal, em Arquitectura, em condições adequadas à formação (Mestrado Integrado em Arquitectura) e que possibilitem estabilidade e realização profissional".
Este ano, a organização recebeu cerca de 400 propostas que, com a orientação de um professor de cada faculdade participante, mostraram as ideias de jovens futuros arquitectos de todo o mundo.
Das 400 propostas submetidas, foram seleccionados e distinguidos dez projectos das seguintes escolas de arquitectura: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto - FAUP (Portugal), Tamking University (China), University of West England (Reino Unido), Siberian Federal University (Rússia), Tsinghua University (China), Harbin Institute of Technology (China), Peking University (China), University of Tanzania (Tanzânia) e University of Granada (Espanha).
Os vencedores tiveram, entre outras actividades, a oportunidade de apresentar e expor as suas propostas, durante o passado mês de Março, na sede da ONU em Nova Iorque.
+ info
international-iccc.org
Imagem: Maria Abreu a apresentar o projecto na sede da ONU em Nova Iorque (c) DR