Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Eduardo Souto de Moura | Prémio Wolf

Notícias

Eduardo Souto de Moura | Prémio Wolf

categoria Arquitectura



O Arquitecto Eduardo Souto de Moura, docente da FAUP, voltou a ser galardoado com um prémio internacional. Depois do "Pritzker" em 2011, o autor do Estádio do Braga venceu o Prémio "Wolf", atribuido pela fundação homónima israelita, de acordo com o anunciado esta quarta-feira em Telavive.

O júri justificou a atribuição deste prémio com os contributos do arquitecto Português para o ofício e as ideias da arquitectura, considerando as "suas excepcionais qualidades como designer" e a forma como a sua arquitectura mostra, em termos de filosofia e de experiência, como os edifícios se podem relacionar com a natureza.

Na acta que comunica a decisão do júri pode ler-se: "Num corpo de obras de diferentes escalas e tipos, em Portugal e no estrangeiro, Eduardo Souto de Moura criou um ambiente melhor para as pessoas, com um trabalho de claro pendor social".

Fazendo referência a apenas uma obra, o júri salienta: "De sublinhar a ligação que os seus edifícios estabelecem entre sociedade e natureza, em particular e de forma mais comovente no Estádio de Braga."

Foram ainda premiados mais sete cientistas dos EUA, Alemanha e Áustria, que vão dividir cem mil dólares em cada uma das categorias em que a distinção é atribuída.

Este prémio já tinha sido atribuído, também, a outro português, o arquitecto Álvaro Siza, em 2001.

O prémio foi entregue em Maio pelo Presidente israelita, Shimon Peres.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-21 às 02:39:43