Código Oficial: | 9337 |
Sigla: | PDA |
Compreender questões-chave da investigação em arquitectura, conhecer várias metodologias possíveis e exemplos práticos de trabalho, adquirir capacidade de análise crítica dos vários géneros e formas de produção científica.
Domínio das imagens: compreender a natureza, os tipos, os métodos, os modos, as funções e os valores das imagens. Conhecer distintas orientações de ordem teórica, crítica e interpretativa. Compreender concepções metodológicas oriundas da filosofia, da história da arte, da antropologia, da hermenêutica e da fenomenologia. Considerar o estudo da imagem como interpretação sobre-determinada e aberta.(Freud)
Competências instrumentais e metodológicas: pesquisar os nomes, as noções, os conceitos, os discursos e narrativas (arquivo documental e dispositivos teoréticos); descrever, caracterizar, identificar; interpretar imagens e sistemas de imagens (a montagem e o atlas - Warburg)
A UC Seminário de Investigação 1 visa promover o desenvolvimento de uma metodologia de investigação em arquitectura a partir da leitura crítica das fontes primárias (obras, desenhos e textos) e da análise e discussão de diferentes métodos de investigação. Trata-se de capacitar os alunos para a leitura crítica de diferentes materiais e metodologias e estimular a sua capacidade de problematização de modo a promover a concretização de um processo de investigação adequado à realização do seu Projecto de Tese.
Face à complexidade dos fenómenos e dos processos de conformação e transformação da cidade (reflectidos, desde logo, na dificuldade que hoje temos de caracterizar e conceptualizar o próprio conceito de cidade), constitui um dos principais objectivos da UC produzir uma reflexão sobre a actual condição urbana; procurar-se-á compreender esta condição e a complexidade e extensão de fenómenos, à luz de uma abordagem alargada e crítica que permita apreender a diversidade e a multiplicidade de temas e problemas que estão subjacentes ao pensamento e intervenção na cidade.
Será igualmente proposta a análise das múltiplas formas que a cidade e o urbano encerram na contemporaneidade, enquanto realidades construídas que resultam de anseios, políticas, dinâmicas socio-produtivas e técnicas, e que se materializam através de diferentes actores, com responsabilidades de intervenção e de gestão.
Num tempo marcado pela generalização de acções e metodologias frequentemente desajustadas de realidades dificilmente inteligíveis (e que deverão ser, necessariamente, interpretadas no âmbito de uma nova epistemologia do urbano) procura-se desenvolver uma análise objectiva e circunstanciada dos fenómenos urbanos, procurando compreender os principais temas, problemas e desafios que se colocam hoje ao urbanismo, ao desenho urbano, ao desenho do espaço público e à arquitectura na materialização da “nova construção urbana”.
Considerando estes objectivos, torna-se inevitável entender e analisar mudanças de paradigma na construção da cidade, mas também as invariantes que ao longo do “tempo longo” da cidade se caracterizam pela reiterada interação entre programas, planos e projectos.
Abarcando temáticas e contextos disciplinares diversificados, a UC tem ainda como objectivos específicos a aquisição de competências de análise e desenvolvimento de abordagens críticas e abrangentes, privilegiando os processos de investigação como formas de produção de conhecimento operativo e estratégico e que estimulem uma leitura pessoal e inovadora das questões e problemas identificados.