Métodos de Investigação 2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDA |
24 |
PDA 2020 Oficial |
1 |
- |
6 |
20 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fortalecer conhecimentos sobre métodos de investigação em arquitectura.
Adaptar os processos de investigação científica às linguagens de representação da arquitectura.
Fomentar o uso de ferramentas específicas da arquitectura na produção de conhecimento.
Desenvolver capacidades de pensamento crítico sobre temas arquitectónicos.
Partilhar experiências práticas de investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
Utilização dos múltiplos métodos de investigação na investigação individual e em equipa, aplicação de ferramentas de investigação e de outras linguagens para além da escrita, capacidade de executar diferentes tarefas e metodologias de investigação em simultâneo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Investigação em equipa (centros, projectos e linhas de investigação, candidaturas, escolha de temas, tarefas, autorias, gestão de equipas, resultados, disseminação).
2. Investigação em arquivos (bases de dados, documentação, fontes primárias e secundárias, pesquisa, exposições de arquitectura).
3. Investigação individual (bolsas de investigação, trabalho de campo, entrevistas, formatos, linguagens).
4. Investigação através de publicações (técnicas de escrita, artigos, actas, revistas, livros, filmes, outros formatos).
5. Avaliação (apresentação e discussão de trabalhos individuais).
Bibliografia Obrigatória
Umberto Eco; Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas, Editorial Presença, 2015. ISBN: 9789722356428
Raymond Lucas; Research Methods for Architecture, Laurence King Publishing, 2016. ISBN: 978-1780677538
Bibliografia Complementar
Iain Borden, Katerina Ruedi; Dissertation - An Architectural Student's Handbook, Architectural Pr, 2000. ISBN: 978-0750647694
David Evans, Paul Gruba Justin Zobel; How to Write a Better Thesis, Springer Cham, 2014. ISBN: 978-3-319-04285-5
Elzbieta Danuta Niezabitowska; Research Methods and Techniques in Architecture, Routledge, 2018. ISBN: 978-1138055988
Igea Troiani, Suzanne Ewing; Visual Research Methods in Architecture, Intellect Books, 2021. ISBN: 978-1789381863
Murray Fraser; Design Research in Architecture: An Overview , Routledge, 2021. ISBN: 978-1409462170
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de explanação, apresentação de casos práticos, discussão sobre os tópicos apresentados e avaliação de trabalhos individuais, em 5 sessões de 4 horas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Frequência das aulas |
35,00 |
Trabalho escrito |
55,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão assistir a 80% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação trabalho individual resultará da ponderação dos seguintes critérios e parâmetros de avaliação:
Qualidade do texto: 30%
Pertinência da proposta: 20%
Estrutura do trabalho: 15%
Clareza: 15%
Qualidade gráfica: 10%
A Classificação Final terá a seguinte ponderação:
Participação: 10%
Apresentação do trabalho: 15%
Trabalho individual: 75%
Melhoria de classificação
Não haverá possibilidade de melhoria de classificação.
Observações
1. Os trabalhos académicos produzidos no âmbito de Unidades Curriculares do curso de Doutoramento em Arquitectura, na medida em que constituem o resultado do esforço intelectual produzido pelo aluno no exercício das suas atividades letivas, preenchem o conceito amplo de obra literária consagrado no artigo 2.º, n.º 1, da Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, concluída a 9 de setembro de 1886, na versão revista em Paris a 24 de julho de 1971 aprovada para adesão pelo Decreto n.º 73/78, de 26 de julho (Convenção de Berna), e no artigo 1.º, n.º1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC), e por conseguinte, os respetivos direitos de autor pertencem ao aluno, sem prejuízo de utilizações lícitas.
2. Sem prejuízo da manutenção da titularidade dos direitos de autor e do direito de usar a obra em trabalhos futuros, é permitida à FAUP a utilização, reprodução e disponibilização dos trabalhos académicos para fins de ensino e educação, desde que não existam associadas finalidades financeiras ou económicas, designadamente na
em exposições e publicações que a FAUP realize ou participe.
3. No final do ano letivo todos trabalhos académicos avaliados passam a integrar o arquivo material e digital da FAUPn sendo que alguns trabalhos poderão ser devolvidos aos Estudantes.
4. O disposto nos números anteriores não prejudica a obrigatória identificação do criador intelectual e da obra.