Docentes
8.ª edição 2023.2024
Docentes do curso
Clara Pimenta do Vale — FAUP
Joaquim Moreno — FAUP
Joaquim Teixeira — FAUP
José Amorim Faria — FEUP
Nuno Valentim — FAUP
Pedro Alarcão — FAUP
Rodrigo Coelho — FAUP
Rui Fernandes Póvoas — FAUP
Teresa Ferreira — FAUP
Docentes convidados
Aníbal Costa — RISCO/UA
Dario Álvarez — UV
Delgado Rodrigues
Eduarda Moreira da Silva — UCP
Helena Cruz — LNEC
Hugo Pires
João Mascarenhas Mateus — CIAUD/FAUL
João Viegas — LNEC
Joaquim Caetano — MH
José Aguiar — FAUL
Lino Tavares
Luís Bravo Pereira
Luís Fontes
Maria Fernandes — MC/DGPC
Miguel Angel de la Iglesia Santamaria — UV
Rosário Veiga — LNEC
Vasco Freitas — FEUP
CIAUD |
Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design |
DGPC |
Direcção Geral do Património Cultural |
FAUP |
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto |
FEUP |
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto |
LNEC |
Laboratório Nacional de Engenharia Civil |
MC |
Ministério da Cultura |
MH |
Mural da História |
RISCO/UA |
Unidade de Investigação/Departamento de Engenharia Civil/Universidade de Aveiro |
UCP |
Universidade Católica Portuguesa |
UV |
Universidad de Valladolid |
Unidades curriculares
Metodologias de Projecto
Docentes responsáveis:Pedro Alarcão — FAUP
Nuno Valentim — FAUP
Objetivos da UC e competências a adquirir:É objetivo desta disciplina identificar as questões específicas e a complexidade do projeto em contexto patrimonial, nomeadamente o entendimento do papel da história da arquitetura e da cidade na elaboração das propostas de intervenção.
Não se pretende defender um conceito de especialização profissional no domínio das tecnologias de edificação do património arquitetónico, mas relevar a importância da capacidade de interpretação e conhecimento dos factos históricos preexistentes para atuar sobre eles.
O aumento de quantidade e complexidade de informação sobre o contexto preexistente exige níveis superiores de rigor e qualidade na metodologia do projeto.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo o desenvolvimento de um processo de projeto caraterizado por uma permanente avaliação da relação entre a fundamentação teórica e o suporte desenhado, quer analítico, quer propositivo.
Pretende-se a experimentação de métodos de projeto orientados pela procura de legitimação das opções teóricas selecionadas para dar resposta a uma obra, um programa e um lugar específicos. Considera-se que a investigação teórica não deve ser entendida, apenas, como uma etapa analítica que antecede o desenho, mas como um processo paralelo e complementar do próprio processo de desenho.
Isto é, pretende-se que a investigação histórica e teórica faça parte do próprio exercício de projeto-análise e proposta.
Seminário de investigação
Docente responsável:Joaquim Teixeira — FAUP
Objetivos da UC e competências a adquirir:O Seminário de Investigação funciona como opção alternativa à unidade curricular de Metodologias de Projecto, e tem como objetivo central o desenvolvimento de competências de investigação por parte do estudante, visando, designadamente, facilitar uma sua possível futura integração num programa de doutoramento em Arquitectura.
Teoria e História da Reabilitação Arquitectónica*
Docente responsável:Teresa Ferreira — FAUP
* também disponível como UC isoladaObjetivos da UC e competências a adquirir:Projeto e intervenções de arquitetura são hoje compreendidos numa complexa tessitura de valores de ‘património’ entrelaçando a paisagem, marca do artifício do homem, e o território construído pela urbanização e o edificado. A unidade curricular tem por objetivo contribuir para formar competências específicas que habilitem à intervenção em programas diversificados de conservação e restauro, reabilitação e reconversão do edificado, de transformação, inclusive de reconstrução e de projeto novo.
O âmbito da unidade curricular inclui a problematização da condição histórica do conceito de ‘monumento’ e da atribuição de um valor de ‘património’ à luz do saber e da crítica do tempo; a transmissão de conhecimentos no domínio da teoria e história da reabilitação, e de métodos de investigação do edificado; a apresentação de estudo de casos e identificação de problemas associados a ciclos de vida e metamorfose dos edifícios, no tempo longo; e a formação de competências de juízo crítico e tomada de decisões de projeto e de intervenção de arquitetura, informadas por princípios disciplinares de referência, e pautadas pela noção da responsabilidade cultural e social do arquiteto no complexo sistema de relações institucionais, que este tipo de intervenções implicam.
Teorias de Reabilitação da Cidade*
Docentes responsáveis:Rodrigo Coelho — FAUP
Joaquim Moreno — FAUP
* também disponível como UC isoladaObjectivos da UC e competências a adquirir:Pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos, ferramentas e competências sobre as temáticas abordadas, nomeadamente: sobre caracterização tipo-morfológica da cidade e sobre construção da sua história; sobre a necessidade de se saber identificar e avaliar os factos urbanos que representam o nosso património para se saber objectivar e definir estratégias de intervenção; sobre defesa da identidade das cidades europeias como defesa da reabilitação do património urbano; sobre a reflexão crítica relativamente aos conceitos de cidade global, cidade europeia, cidade americana, cidade oriental, etc.
Deste modo, propõe-se que os alunos adquiram a capacidade crítica e expositiva de relacionar a prática da arquitectura e da preservação patrimonial com as transformações mais vastas da cultura, da sociedade e da cidade em que esta se desenvolve. Através da interpretação de textos e projectos complexos e da sua explicitação em aula, pretende-se desenvolver a capacidade de síntese disciplinar e incutir hábitos de estudo e debate que fomentem a autonomia intelectual necessária ao ofício do arquitecto.
Legislação e gestão do património arquitectónico*
Docente responsável:Rui Fernandes Póvoas — FAUP
Docente convidado:Lino Tavares* também disponível como UC isoladaObjetivos da UC e competências a adquirir:Aprofundar o desenvolvimento de competências para identificar contextos de interesse patrimonial;
Aprofundar a habilitação para ler e avaliar o Património numa perspetiva multidimensional evolutiva;
Aprofundar a habilitação para a análise crítica e análise comparativa de normativos internacionais e nacionais, quer na perspetiva histórica quer na sua aplicabilidade;
Aprofundar a habilitação para aplicar metodologias transdisciplinares de investigação arqueológica na intervenção arquitetónica;
Habilitar para o desenho de projetos de trabalho, de planeamento e intervenção de ordenamento e valorização, induzindo a Paisagem Cultural.
Materiais e técnicas de revestimentos antigos*
Docente responsável:Clara Pimenta do Vale — FAUP
Docentes convidados:Eduarda Moreira da Silva — UCP
Hugo PiresJoaquim Caetano — MH
José Aguiar — FAUL
Luís Bravo PereiraLuís FontesRosário Veiga — LNEC
* também disponível como UC isoladaObjetivos da UC e competências a adquirir:Constitui objectivo central desta unidade curricular a abordagem da múltipla e diversificada temática relevante para uma adequada intervenção em revestimentos de edifícios antigos, dotando desta forma o aluno de um conjunto de competências que lhe possibilite um diálogo frutuoso com os técnicos e conservadores envolvidos em acções de conservação ou restauro de edifícios com valor patrimonial.
Materiais e técnicas tradicionais de construção*
Docente responsável:Clara Pimenta do Vale — FAUP
Docentes convidados:Delgado RodriguesHelena Cruz — LNEC
João Mascarenhas Mateus — CIAUD/FAUL
João Viegas — LNEC
José Aguiar — FAUL
Vasco Freitas — FEUP
* também disponível como UC isoladaObjetivos da UC e competências a adquirir:Constitui objetivo central desta unidade curricular a abordagem da múltipla e diversificada temática de natureza construtiva e técnica relevante para uma adequada intervenção arquitetónica em edifícios antigos.
Intervenções em estruturas de edifícios antigos*
Docente responsável:Rui Fernandes Póvoas — FAUP
Docentes convidados:Aníbal Costa — RISCO/UA
José Amorim Faria — FEUP
* também disponível como UC isoladaObjetivos da UC e competências a adquirir:
A unidade curricular tem como objetivo fundamental proporcionar uma abordagem qualitativamente informada dos princípios e métodos por que se deve reger o processo de intervenção em estruturas de alvenaria e de madeira de edifícios antigos. Complementarmente, são também tratados os problemas específicos associados à recuperação de elementos e estruturas de ferro, aço e betão, dado o relevo que estas estruturas já assumem no contexto do património arquitetónico moderno.
Trata-se, portanto, de dotar o estudante com um conjunto de competências direcionadas para a intervenção em sistemas estruturais caraterísticos de edifícios antigos, que possibilitem um desenvolvimento científica e tecnologicamente informado do projeto arquitetónico de reabilitação ou restauro de um edifício com valor patrimonial.