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Construção 2

Código: 300304     Sigla: 300304

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Tecnologia da Construção (TC)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 154 MIARQ 3 - 9 142,5 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eliseu Manuel Vieira Gonçalves Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Eliseu Manuel Vieira Gonçalves 1,50
Teorico-Prática Totais 6 18,00
Fábio Miguel Oliveira Santos 6,00
Paulo André Almeida Abrunhosa e Sousa 6,00
Eliseu Manuel Vieira Gonçalves 6,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: English Friendly Course

Objetivos

A Arquitetura atinge o seu propósito disciplinar através da síntese de múltiplos constituintes, internos e externos, ainda hoje subordinados à tríade vitruviana.  No quadro desta unidade curricular interessa sobretudo destacar as relações e o significado contemporâneo da firmitas como base para o desenvolvimento de um conhecimento intuitivo dos fenómenos físicos, particularmente aqueles associados ao par "gravidade/energia", e um entendimento da boa forma arquitetónica na sua circunstância material, produtiva e ambiental.
 O manuseio das matérias técnicas como alavanca do projeto e realização das formas exige do estudante uma abordagem qualitativa, critica e local, onde "entender a construção significa apreendê-la intelectualmente depois de a ter apreendido materialmente, com todos os [seus] sentidos", (in, Deplazes, Andrea - Constructing architecture. Basel: Birkhauser, 2005, p.19). Interessa pois valorizar uma apreensão intelectual e sensível da construção simultânea à fundamentação técnico-científica.

Assim, são objectivos gerais desta unidade curricular:

1. Entender as alterações no meio ambiente causadas pela construção e o uso dos edifícios na perspetiva de uma ética ambiental para a prática projetual;

2. Utilizar a construção como alavanca criativa e para criar as bases racionais para o projeto de arquitetura;

3. Desenvolver o domínio técnico de alguns sistemas e materiais de construção, reconhecendo os seus limites físicos e aplicabilidade;

4. Entendimento do processo da passagem do projecto à obra no âmbito documental e multidisciplinar.

Resultados de aprendizagem e competências

Em Construção 2 abordam-se preferencialmente os materiais e os sistemas construtivas correntes, especialmente aqueles mais ajustados ao programa habitacional desenvolvido em Projecto 3, num nível de complexidade que tem como ponto de partida os conhecimentos de construção adquiridos no ano anterior. Quer a partir das aulas téoricas quer a partir do tempo teorico-prático, onde se previligiará o exercício de Projecto, serão fomentadas as seguintes aprendizagem e competências:


1. Capacidade de manusear os princípios edificatórios na prática do Projecto e construir uma solução global coerente;

2. Capacidade de identificar os príncipios que regem o funcionamento dos elementos construtivos, particularmente, a partir dos fenómenos mecânicos e termodinâmicos;

3. Capacidade de avaliação, formulação e representação de soluções construtivos abrangentes e, simultaneamente, detalhes de pormenorização, no contexto da habitação e da sua normativa;

4. Aptidão para aplicar normas técnicas e construtivas e ter consciência dos impactos ambientais das decisões;

5. Capacidade de identificar patologias e aplicar estratégias de durabilidade na escolha das soluções e dos materiais;

6. Capacidade de reconhecer os indicadores de conforto interior na habitação e capacidade de implementação de princípios de desenho passivos;

7. Capacidade de integrar numa posição critica critérios de sustentabilidade em arquitectura tendo por base critérios de eficiência energética, do ciclo de vida dos edificios e o impacto ambiemtal dos materiais.

8. Domínio do desenho técnico e de vocabulário associado, fundamentais à comunicação do projeto à obra.

 

 


 


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Programa

Na hierarquização dos conteúdos tomar-se-á a proposta semperiana, na qual as soluções técnicas tem na sua origem a utilização de certos materiais particulares, e respondem a uns príncipios universais. E o seu aprofundamento recorrerá aos padrões de análise sugeridos por Edward Allen: função, construtibilidade e linguagem (in Allen, Edward - Architectural Detailing. Function, constructibility, aesthetics. New York: Wiley&Sons, 1992).

A. CONDICIONANTES
1. Gravidade e Energia.
2. Exigências básicas da edificação a partir da noção de “abrigo", de "conforto", de "integridade", e "durabilidade";
3. Construção, normativa e ambiente.

B. CONSTRUTIBILIDADE
1. A filosofia do detalhe técnico. Para além da eficiência, da economia e da tecnologia;
2. A envolvente exterior: do visivel e do invisivel; do opaco e do transparente;
2.1. A fachada opaca (classificação, caracterização e desenho);
2.2. A fachada e as componentes transparentes (classificação, caracterização e desenho);
2.3. A cobertura (classificação, caracterização e desenho);
2.4. O solo (classificação, caracterização e desenho dos elementos enterrados);
3. A estrutura, as instalações e a compartimentação interior;
3.1. Sistemas estruturais correntes (classificação, caracterização e desenho);
3.2. Infra-estruturas na habitação (classificação, caracterização e desenho);
3.3. Paredes divisórias e escadas (classificação, caracterização e desenho);
3.4. Mobiliário fixo e guarnecimento de vãos interiores;

C. MATERIAIS. Propiedades, sistemas e tectónica.
1. Terra;
2. Betão;
3. Pedra;
4. Madeira;
5. Metal;
6. Vidro;
7. Isolantes e argamassas.

Bibliografia Obrigatória

Deplazes , Andrea; Constructing architecture materials processes structures a handbook. ISBN: 978-3-7643-8631-3
Herzog, Thomas,; Facade Construction Manual /. ISBN: 1-299-86366-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino nas aulas teóricas será expositivo cruzando aspectos quantitativos e qualitativos dos conteúdos e recorrendo à análise de obras como casos de estudo. As aulas práticas serão desenvolvidas preferencialmente em ambiente oficinal coincidindo em grande parte com a prática pedagógica de Projecto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 120,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho de investigação 30,00
Estudo autónomo
Frequência das aulas 90,00
Total: 255,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será feita por média ponderada com o seguinte fraccionamento:

TRABALHO #01 - 15%
TRABALHO #02 - 15%
TRABALHO #03 - 60%

Assiduidade e Participação - 10%

Provas e trabalhos especiais

O primeiro trabalho prático resultará da leitura conjunta e individual de um título de uma bibliografia fornecida no âmbito dos materiais e dos sistemas de edificação. Trata-se de contactar de perto com um universo particular do conhecimento em Arquitectura focado na história, na teoria, nas técnicas e nas tecnologias da Construção. Pretende-se que seja elaborada uma investigação sobre as aplicações de um determinado material na construção partindo de práticas recentes. O trabalho a apresentar tomará a forma de uma ficha de leitura que comunicará, através de texto, imagem e desenho, as sínteses da cultura material em causa e do desempenho quantitativo e qualitativo do material, complementadas com casos de estudo e (re)desenho de detalhes construtivos. É objetivo deste primeiro trabalho o contacto com bibliografia base da unidade curricular e o domínio de matérias especificas, mas capazes de serem amplificadas e reproduzidas noutros contextos.  Usando operações de síntese e o (re)desenho como instrumento indutor do conhecimento, pretende-se que os alunos estabilizem alguns conteúdos tecnológicos relativos à envolvente exterior dos edifícios e integrem no pensamento projectual valências técnicas e tectónicas sustentadas.  O reconhecimento destas capacidades, a qualidade do texto e dos desenhos, serão os critérios principais de avaliação do trabalho.

No segundo trabalho prático abordar-se-á a relação entre forma arquitetónica e solução estrutural a partir das premissas associadas à coordenação e dimensão modular espacial, uma vez que esta constitui um critério básico no desenho dos edifícios habitacionais multifamiliares.

Tendo como base o "Exercício 1" previamente desenvolvido na UC de Projecto 3, pretende-se que se retome a solução deixada em suspenso no sentido de a apurar para a escala 1/100 pela inclusão particular dos sistemas estruturais mais apropriados para assegurar a estabilidade da construção. Este desenvolvimento deverá ter também em conta a expressão gráfica decorrente da escala dos desenhos, não sendo aí de negligenciar a integração de informação sobre outros aspetos construtivos dos edifícios, nomeadamente, a sua envolvente exterior.

Neste trabalho serão valorizados o manuseamento e a integração no projeto dos conhecimentos adquiridos nas aulas sobre sistemas estruturais; a compreensão do funcionamento e dimensionamento dos diversos elementos estruturais; e a representação e expressão gráfica dos desenhos apresentados.

O terceiro trabalho prático tem como objecto os edificios em desenvolvimento em Projecto do 3º ano, apurando em coordenação  com a UC Projecto 3 a solução por aproximações sucessivas desde a escala 1/50 até à escla 1/2, e visando diversas componentes construtivas no contexto da formulação de  um Projecto de Execução.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável em vigor.
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