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Paisagismo

Código: 50122C5     Sigla: 50122C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 15 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer e perceber os principais conceitos de ordenamento e desenho do espaço exterior e da paisagem, a várias escalas, correntemente explorados na área disciplinar de Arquitetura Paisagista.

Especial atenção é dada a intervenções resultantes de planos, projetos e obras que seguem abordagens sistémicas, holísticas e inclusivas.

Pretende-se ainda debater temáticas contemporâneas do desenho e sustentabilidade do espaço urbano bem como a crítica de projeto.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir informação e pensamento crítico sobre realidades, problemas e dinâmicas do espaço exterior, da paisagem e do ecossistema urbano, que contribuam para enriquecer a prática arquitetónica.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

_

Programa

1.A noção de “paisagismo”. Análise e conhecimento do espaço-paisagem; fundamentos de planeamento e projecto no espaço exterior e na pasiagem.
2.“Paisagismo” e a questão ambiental.
3. Jardim e paisagem: o que faz de nós humanos.
4. Localização de edifícios na paisagem: o relevo, o sol, o microclima, o solo, a vegetação, as vistas ... e o lote.
5. Estruutras e infraestruturas verdes na cidade.
6. Cidades mais resilientes e confortáveis em realção às alterações climáticas: água, temperatura e biodiversidade.
7. Paisagens plantadas.
8. O exemplo da instrução prjetual de uma esturtura verde urbana de média dimensão (peças desenhadas, moldadas e escritas).


Bibliografia Obrigatória

Ian Mcharg; Design with Nature, John Wiley & Sons, 1992
James LaGro; A contextual approach to sustainable land planning and site design, John Wiley & Sons, 2008
Alexander, Cristopher ; Timeless Way of Building, Oxford University Press, 1979
Jan Gehl; Life between buildings, Island Press, 2011
James A. LaGro Jr.; Site Analysis, John Wiley & Sons, 2013
Ian H. Thomson; Landscape Architecture: A Very Short Introduction, Oxford University Press, 2014
Claire Cooper Marcus and Carolyn Francis (Eds.); People Places: Design Guidelines for Urban Open Spaces, John Wiley & Sons, 1988
Jellicoe, Geoeffrey and Susan; The Landscape of Man: Shaping the Environment from Prehistory to the Present Day (Third Edition, Expanded and Updated), Thames & Hudson, 1995
John Tilman Lyle; Design for Human Ecosystems: Landscape, Land Use, and Natural Resources, Island Press, 1999
Waterman, Tim; The Fundamentals of Landscape Architecture, Ava's Academia, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As matérias serão leccionadas em aulas semanais, de 1,5 horas cada, no decorrer das quais são ministradas aulas teóricas e trabalho individual.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 80,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência requer uma nota de 10 valores no conjunto dos 3 exercícios: concept plan, exercício de modelação de terreno e teste, - a nota mínima de 8 só pode ser obtida em apenas um exercício. Frequência mínima de 75% das aulas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho individual (Studio- conceptplan 20% + Exercício de Modelação de terreno 30%)  = 50% da Nota Final

Teste = 50% da Nota Final

A classificação final resultará da média ponderada  das classificações obtidas nos trabalhos acima referidos e da avaliação efectuada ao longo das aulas incluindo-se critérios de assiduidade, pontualidade, interesse pelas matérias e participação nas aulas. Esta avaliação presencial poderá, assim, alterar a nota resultante dos trabalhos.

Melhoria de classificação

Sem melhoria

Observações

Bibliografia específica: 

1. McHarg, Ian, 1969; Design with Nature, John Wiley &  Sons, 1992. 

2. LaGro, James A., 2007. Site Analysis: A contextual approach to sustainable land planning and site design. John Wiley & Sons, 2008.

3.Magalhães, Manuela Raposo, 2001. Arquitectura Paisagista: Morfologia e Complexidade.  Editorial Estampa, 2001 

4. Waterman, Tim, 2009. The Fundamentals of Landscape Architecture. Ava's Academia, 2009.

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