Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição Território: Casa Comum em Vila Nova de Famalicão

Notícias

Exposição 'Território: Casa Comum' em Vila Nova de Famalicão

Inauguração: 9 de Julho (Quinta-feira), 10:00, Casa do Território, Vila Nova de Famalicão

O grupo de investigação MDT . Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) está a preparar a exposição 'Território: Casa Comum' que será apresentada em Vila Nova de Famalicão, em parceria com a autarquia da cidade.

A inauguração está prevista para o dia 9 de Julho (Quinta-feira), às 10:00, na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão, inserida no programa de comemorações do Dia da Cidade.

Sobre a exposição:
"Compreender o território implica conhecê-lo, mas implica sobretudo inventá-lo. Ficcionar a realidade é condição sem a qual essa realidade permanece opaca e indiscernível, sem sabermos aquilo que verdadeiramente nos interessa decidir colectivamente e que está ao alcance da nossa acção. Esses são os assuntos que constroem o território enquanto questão essencialmente política e, por isso, sujeita a debate e a deliberação. O território não é algo predefinido ou estável. A ideia de território vai-se construindo pelo conjunto de leituras, representações, discursos e debates colectivamente produzidos em torno daquilo que se (re)conhece como qualquer coisa de comum e que confere sentido à realidade.
A Casa do Território acolhe estes modos de ver, experiências e ensaios de conhecimento do real "territorializável" que se quer dar a ver nas suas muitas formas. Dar a ver é uma condição para tornar público, para organizar uma visão do mundo e expô-la ao juízo dos outros. Sem isso a sociedade é invisível e o território, uma abstracção. Se desejarmos que o território que habitamos seja entendido e vivido enquanto casa comum - enquanto espaço de vida e relação de um grupo social que aí se inscreve - então esta casa deverá ser resultado da construção colectiva de um imaginário e de projectos comuns sobre o que somos enquanto sociedade e sobre coisas e lugares que podemos e devemos partilhar. Uma casa em construção."

A exposição vai estar patente até 29 de Fevereiro de 2016 e pode ser visitada de Terça a Quinta, das 9:30-13:00 e 14:00-17:30, Sábados, Domingos e Feriados das 14:30-18:30 (horário de Verão).

Entrada livre.

Exposição 'Território: Casa Comum'


Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-19 às 10:27:41