Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CGD > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Gestão Desportiva

Dados Gerais

Código Oficial: 6148
Sigla: 2CGD

Diplomas

  • Mestrado em Gestão Desportiva (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Gestão Desportiva (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Contabilidade Financeira na Gestão do Desporto

GD50 - ECTS

A Unidade Curricular Contabilidade Financeira na Gestão do Desporto tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências nos estudantes para a compreensão, interpretação e utilização da informação financeira das empresas, e em particular da informação constante nas demonstrações financeiras das entidades desportivas.

Direito do Desporto

GD22 - ECTS
Objetivo central:
Elevar a qualificação científica e técnico-profissional de licenciados e, por conseguinte, dotar os estudantes de competências no domínio, mais geral, da realidade normativa que envolve esse fenómeno sociocultural e económico, reconhecendo nesse binómio um espaço de pluralidade jurídica. Assim, poderão entender e cumprir na sua futura intervenção académica e profissional as exigências legais e políticas da atividade desportiva.

Objetivos específicos:
  • Dotar os estudantes de conhecimentos específicos no domínio das relações entre o Desporto e o Direito em geral e sobretudo o Direito do Desporto em particular, assim como nas relações existentes entre a Política, o Direito do Desporto e a Gestão do Desporto.
  • Promover a identificação e compreensão da realidade legislativa e regulamentar existente, particularmente oriunda do Estado, mas também a emanada das organizações privadas, que condiciona o acesso, o desenrolar e por vezes o desfecho da prática desportiva dos diferentes operadores e entidades desportivas.
  • Dotar os estudantes dos conhecimentos necessários à caracterização do sistema desportivo nacional e internacional com principal enfoque nos agentes desportivos e diferentes organizações desportivas que integram o modelo desportivo português.
  • Contribuir para o esclarecimento e a diferenciação jurídico-desportiva do desporto profissional e não profissional, de alto rendimento e de recreação ou reabilitação, não olvidando o desporto escolar, considerando a realidade plural e polimórfica do desporto.
  • Elevar a qualificação científica e técnico-profissional dos estudantes para acederem às fontes do direito do desporto, interpretarem decisões judiciais e refletirem criticamente sobre a regulamentação e a jurisprudência em geral.
  • Incrementar a reflexão e conceptualização acerca da necessidade da utilização dos principais instrumentos jurídicos na organização e gestão das atividades e recursos. 
  • Desenvolver atitudes e valores éticos, procedimentais e de respeito com a lei que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática profissional em conformidade com a norma, entusiasta e competente.
  • Incrementar nos estudantes a capacidade de perspetivar a aprendizagem ao longo da vida de modo autónomo. 

Gestão de Eventos de Desporto

GD48 - ECTS

Gestão de Instalações de Desporto

GD49 - ECTS Dominar os principais conceitos de idealização e gestão das instalações desportivas, perceber e efectivar as condicionates  da ordenação no território de instalações desportivas, assim como a sua concepção e posterior gestão e manutenção.

Gestão Financeira do Desporto

GD51 - ECTS

Metodologia de Investigação I

GD52 - ECTS
  1. Conhecer o domínio da investigação qualitativa
  2. Conhecer o valor da investigação qualitativa para a Gestão Desportiva
  3. Conhecer os seus campos de aplicação
  4. Conhecer e saber aplicar os principais instrumentos para a investigação qualitativa
  5. Conhecer as capacidades e as limitações dos instrumentos de investigação
  6. Conceber projetos de investigação adequados aos objetivos propostos
  7. Saber interpretar os dados obtidos

Com esta UC pretende-se que os estudantes consigam escolher o instrumento mais adaptado aos seus objetivos, aplica-lo corretamente e extrair dos dados relevantes para a sua investigação.

Recursos Humanos

GD27 - ECTS

O módulo de Dinâmicas de Grupo visa: i) promover a comunicação, o conhecimento interpessoal e a melhoria das relações na turma; e ii) envolver os estudantes numa reflexão acerca de si e da turma, definindo objetivos e estratégias para a intervenção.

O módulo de Liderança visa: i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios da liderança; e ii) preparar os estudantes para uma seleção fundamentada de metodologias a adotar nas diferentes situações nos seus domínios de intervenção.

Aspectos Socio-Antropológicos do Desporto

GD24 - ECTS

O objetivo central é levar aos estudantes cinco grandes temas da atualidade desportiva: Desporto, política, racismo, xenofobia e transformação social; Desporto e Inclusão Social; Desporto, cultura e identidade; Olimpismo e valores sociais; Doping, verdade desportiva e espírito do desporto.

Sendo o desporto um fato social de relevo da vida contemporânea, através do desenvolvimento destas temáticas pretende-se promover nos alunos competências de reflexão, análise e intervenção socio-antropológica, indispensáveis a qualquer protagonista do universo da gestão do desporto.






 

Desenvolvimento Organizacional

GD29 - ECTS

Desenvolvimento Organizacional: A unidade curricular de Desenvolvimento Organizacional visa apresentar aos estudantes o percurso histórico das teorias organizacionais através dos tempos, não evitando uma análise sobre o conceito de desporto e a caracterização do modo de funcionamento das organizações desportivas. Desenvolve-se o tema do desenvolvimento desportivo, interligando-se com o conceito de estratégia e as ferramentas e técnicas de planeamento.

Desporto e Comunicação

GD54 - ECTS

Identificar constrangimentos afetos à Gestão Desportiva no âmbito da Comunicação.

Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da Comunicação no contexto da Gestão Desportiva.

Gestão de Projetos de Desporto

GD55 - ECTS

Marketing de Desporto

GD56 - ECTS

O programa da disciplina pressupõe que os alunos possuem já conceitos básicos de marketing de modo que os conceitos teóricos não são lecionados de forma aprofundada e apenas é realizada uma revisão dos mesmos.

Deste modo, a unidade curricular visa aprofundar a componente prática da utilização do marketing no contexto da gestão no desporto, estando a estrutura do programa alinhada com a sequência das etapas do processo de tomada de decisão e de planeamento em marketing.

A unidade curricular tem três objetivos principais:

- ajudar os alunos a perceberem de que forma as empresas/instituições da área do desporto podem criar e entregar valor para os seus clientes e definirem as suas estratégias de marketing.

- apoiar no desenvolvimento de competências analíticas e na aplicação de enquadramentos teóricos que estruturem a análise dos mercados, indústrias, etc.

- apoiar os alunos no lançamento de negócios próprios na área do desporto, em particular com estratégias de marketing digital

Metodologia de Investigação II

GD53 - ECTS

1º Conhecer, de modo sistémico, aspetos fundamentais da pesquisa (estabelecimento de problemas e hipóteses, delineamentos de pesquisa, construção de projetos de investigação, conjugação de objetivos-hipóteses-delineamento) e a sua associação à análise quantitativa de dados.

2º Consolidar conhecimentos da análise de dados, percorrendo as suas matérias essenciais: (i) análise exploratória e descritiva; (ii) testes de hipóteses desde o teste t à ANOVA I (e suas versões não-paramétricas); (iii) correlação e regressão múltipla.

3º Conhecer de modo aprofundado aspetos do controlo da qualidade da informação.

4º Obter proficiência no uso dos softwares Excel e SPSS.

Dissertação/Estágio/Projeto

GD47 - ECTS

Seminário de Orientação à Dissertação/Estágio/Projeto

GD46 - ECTS 1. familiarizar os estudantes com o processo de investigação e com o desenvolvimento de projectos científicos no contexto da Gestão Desportiva;
2. apoiar o estudante no desenvolvimento de uma proposta de investigação
3. desenvolver competências de comunicação científica, quer oral quer escrita.
4. apresentar aos estudantes as principais linhas de investigação existentes na Faculdade de Desporto, em geral, e no 2º ciclo em Gestão Desportiva, em particular, de modo a que possam perspectivar o seu próprio trabalho de investigação, no contexto das competências da instituição e desenvolver contactos para definirem com quem irão trabalhar.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2020-04-09 às 22:54:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais