Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > GD29
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Desenvolvimento Organizacional

Código: GD29     Sigla: GD29

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Gestão Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CGD 28 Plano Oficial (2016/17 até ) 1 - 6 40 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolvimento Organizacional: A unidade curricular de Desenvolvimento Organizacional visa apresentar aos estudantes o percurso histórico das teorias organizacionais através dos tempos, não evitando uma análise sobre o conceito de desporto e a caracterização do modo de funcionamento das organizações desportivas. Desenvolve-se o tema do desenvolvimento desportivo, interligando-se com o conceito de estratégia e as ferramentas e técnicas de planeamento.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Após a conclusão da Unidade curricular de Desenvolvimento Organizacional, os estudantes devem ser capazes de: i) dominar os principais conteúdos relacionados com o percurso das teorias do desenvolvimento organizacional através dos tempos e as principais características da situação atual; ii) contextualizar a gestão das organizações
desportivas e apresentar e controlar as principais ferramentas de análise e planeamento; iii) abordar teoricamente a gestão do conhecimento e a sua aplicação na gestão e especialmente à gestão do Desporto.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Desenvolvimento Organizacional 1. O desporto 2. As organizações do desporto 3. As escolas de gestão 3.1. Perspectiva clássica 3.2. Escola psicossociológica 3.3. Escola burocrática 3.4. Escola sistémica 3.5. Escola contingencial 4. A gestão do desporto 4.1. Situação desportiva 4.2. O desporto em Portugal 5. O conceito de desenvolvimento 5.1. Desenvolvimento do desporto 5.2. Fatores de desenvolvimento 5.3. Princípios de desenvolvimento 5.4. Nível desportivo 6. A estratégia 6.1. Caracterização do planeamento 6.2. Utilidade do planeamento 6.3. Categorias do planeamento 6.4. Planeamento estratégico 6.5. Planeamento tático 6.6. Planeamento operacional 7. Gestão de projetos

Bibliografia Obrigatória

Chelladurai, P. (; Managing organizations for sport and physical activity: A systems perspective (3rd ed.)., 2009
Parkhouse, B. L.; The management of sport: Its foundation and application (4th ed.)., 2008
Cyrineu, José Cláudio; Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial., 2005
Corrêa de Mattos, D.; Figueiredo da Silva, C. A.; Sarmento Rebocho Lopes, J. P.; Capinussú, J. M.; O esporte náutico e a dinâmica da hélice tríplice no projeto Grael: um estudo de caso., 2010
Figueiredo da Silva, C.; Sarmento Rebocho Lopes, J.; Araújo Netto, J.; Educação física, desenvolvimento e inovação: o argumento da hélice tríplice., 2010
Chiavenato Idalberto; Recursos humanos. ISBN: 85-224-2544-2
Jowett, S., & Lavallee, D.; Social psychology in sport., 2007
Chelladurai, P.; Human resource management in sport and recreation (2nd ed.), 2006

Bibliografia Complementar

Kormelink Henny; Team building. ISBN: 0-9651020-7-6
Schellenberger Hans 220; Psychology of team sports. ISBN: 0-920905-08-0
Flaherty, J.; Coaching: Evoking excellence in others (3rd ed.)., 2010
Toll, C. ; The literacy coach’s survival guide: Essential questions and practical answers., 2005
Gandin, Danilo.; A prática do planejamento participativo., 2001
Cruz José Fernando 340; Manual de psicologia do desporto. ISBN: 972-96044-3-6
Cartwright D., & Zander A.; Group dynamics, 1998
Kouzes, J. M., & Posner, B. Z. (; The leadership challenge (4th ed.)., 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente 2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos 3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes 4.º Autónomo, estudante agente de aprendizagem

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 12,00
Trabalho escrito 4,00
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes inscritos realizarão um teste escrito e elaboração de trabalho pela técnica role playing.

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular de Desenvolvimento Organizacional será avaliado através de dois trabalhos e um teste. Os trabalhos são avaliados por meio de apresentação e entrega de trabalho escrito. Em qualquer um dos trabalhos, a classificação não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente, sendo calculada média ponderada das três componentes de avaliação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-26 às 23:14:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias