Marketing de Desporto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências Sociais e do Comportamento |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CGD |
28 |
Plano Oficial (2016/17 até ) |
1 |
- |
6 |
40 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O programa da disciplina pressupõe que os alunos possuem já conceitos básicos de marketing de modo que os conceitos teóricos não são lecionados de forma aprofundada e apenas é realizada uma revisão dos mesmos.
Deste modo, a unidade curricular visa aprofundar a componente prática da utilização do marketing no contexto da gestão no desporto, estando a estrutura do programa alinhada com a sequência das etapas do processo de tomada de decisão e de planeamento em marketing.
A unidade curricular tem três objetivos principais:
- ajudar os alunos a perceberem de que forma as empresas/instituições da área do desporto podem criar e entregar valor para os seus clientes e definirem as suas estratégias de marketing.
- apoiar no desenvolvimento de competências analíticas e na aplicação de enquadramentos teóricos que estruturem a análise dos mercados, indústrias, etc.
- apoiar os alunos no lançamento de negócios próprios na área do desporto, em particular com estratégias de marketing digital
Resultados de aprendizagem e competências
- Aprendizagem e aprofundamento dos conceitos teóricos essenciais de marketing
- Aquisição de competências de tomada de decisão e de sustentação/defesa de estratégias de marketing em situações reais com informação completa através de casos de estudo
- Aquisição e melhoria das competências de resolução de problemas em grupo e em comunicação oral e escrita através do trabalho de grupo
- Compreensão da multidisciplinariedade do marketing e da sua relação com as outras áreas funcionais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Análise e diagnóstico do ambiente no marketing desportivo: análise externa e interna, de consumidores, competidores
- Segmentação, targeting e posicionamento no desporto, e como a empresa pode otimizar a sua estratégia através do enfoque em determinados segmentos de consumidores e em competidores específicos.
- Branding e estratégia de produto/serviço, como desenvolver uma estratégia de marca/produto/serviço eficaz na área do desporto
- Comunicação de marketing, como desenvolver uma estratégia de comunicação e tomar decisões ao nível do mix de comunicação.
- Canais de distribuição, e como compreender o papel dos distribuidores, retalhistas e outros intermediários na entrega de produtos, serviços e informação para os consumidores.
- Pricing, definição de estratégias de preço que potenciem o valor para o consumidor e capturem valor para a empresa
- Modelos de negócios digitais e e-commerce: estratégia digital; plataformas e sites
- Otimização do Marketing online: SEO e UX
- Ferramentas de marketing digital: social media, email marketing, online advertising
Bibliografia Obrigatória
Kotler, P. and K.L. Keller; A Framework for marketing management, Pearson, 2015
Kotler, P., G. Armstrong, J. Saunders and V. Wong; Principles of Marketing - 5th European edition, Prentice Hall, 2008
Wood, M. B.; The Marketing Plan Handbook, Pearson, 2012
Chaffey, D. and Ellis-Chadwick, F.; Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice, Pearson, 2015
Simon Chadwick, Nicolas Chavanat e Michel Desbordes; Routledge Handbook of Sports Marketing, Routledge International Handbooks, 2018. ISBN: 978-1-138-82351
Daniel Sá;
Marketing para desporto. ISBN: 978-972-95293-8-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teórico/práticas.
- Utilização do Método dos Casos relativamente a situações empresariais reais.
- Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.
- Utilização de outros materiais pedagógicos complementares (textos, vídeos, etc.) destinados a enquadrar e sistematizar as diferentes partes do programa.
- Oradores convidados sempre que se adequar
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
37,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos poderão realizar a disciplina de 2 formas:
Avaliação distribuída sem exame final.
Exame Final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
- Participação presencial (20%): Os alunos deverão ter uma assiduidade às aulas e participação nas mesmas ao longo de todo o semestre, e em particular nos dias de discussão dos casos práticos, e nos dias em que houver oradores convidados.
- Testes individuais escritos (30%): Durante o semestre existirão diversos testes escritos sobre as várias matérias lecionadas. É necessário a obtenção de uma nota mínima de 7 valores nos testes escritos para ter aprovação na unidade curricular.
- Trabalho individual (20%): cada aluno terá que responder ao caso prático apresentado.
- Trabalho de grupo com um plano integrado de marketing (30% = relatório + apresentação). No final do trabalho cada aluno realizará uma avaliação do seu trabalho e do trabalho dos colegas (peer evaluation). A nota final do trabalho de grupo é individual e resultará do trabalho e apresentação, da peer evaluation e dos inputs do professor.
Exame Final:
- Realização de um plano de marketing (com componente digital) o qual será colocado no Moodle uma semana antes da data do exame e que deverá ser submetido via Moodle na data do exame.
- Exame escrito que consistirá em questões sobre os conceitos teóricos lecionados, e também questões práticas oriundas de qualquer um dos casos de estudo analisados na aula.
NOTA: Caso o aluno faça o exame para melhoria de nota, este contará a 100% para a melhoria da nota.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.