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Marketing de Desporto

Código: GD56     Sigla: GD56

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Gestão Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CGD 28 Plano Oficial (2016/17 até ) 1 - 6 40 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O programa da disciplina pressupõe que os alunos possuem já conceitos básicos de marketing de modo que os conceitos teóricos não são lecionados de forma aprofundada e apenas é realizada uma revisão dos mesmos.

Deste modo, a unidade curricular visa aprofundar a componente prática da utilização do marketing no contexto da gestão no desporto, estando a estrutura do programa alinhada com a sequência das etapas do processo de tomada de decisão e de planeamento em marketing.

A unidade curricular tem três objetivos principais:

- ajudar os alunos a perceberem de que forma as empresas/instituições da área do desporto podem criar e entregar valor para os seus clientes e definirem as suas estratégias de marketing.

- apoiar no desenvolvimento de competências analíticas e na aplicação de enquadramentos teóricos que estruturem a análise dos mercados, indústrias, etc.

- apoiar os alunos no lançamento de negócios próprios na área do desporto, em particular com estratégias de marketing digital

Resultados de aprendizagem e competências

- Aprendizagem e aprofundamento dos conceitos teóricos essenciais de marketing

- Aquisição de competências de tomada de decisão e de sustentação/defesa de estratégias de marketing em situações reais com informação completa através de casos de estudo

- Aquisição e melhoria das competências de resolução de problemas em grupo e em comunicação oral e escrita através do trabalho de grupo

- Compreensão da multidisciplinariedade do marketing e da sua relação com as outras áreas funcionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Análise e diagnóstico do ambiente no marketing desportivo: análise externa e interna, de consumidores, competidores

  2. Segmentação, targeting e posicionamento no desporto, e como a empresa pode otimizar a sua estratégia através do enfoque em determinados segmentos de consumidores e em competidores específicos.

  3. Branding e estratégia de produto/serviço, como desenvolver uma estratégia de marca/produto/serviço eficaz na área do desporto

  4. Comunicação de marketing, como desenvolver uma estratégia de comunicação e tomar decisões ao nível do mix de comunicação.

  5. Canais de distribuição, e como compreender o papel dos distribuidores, retalhistas e outros intermediários na entrega de produtos, serviços e informação para os consumidores.

  6. Pricing, definição de estratégias de preço que potenciem o valor para o consumidor e capturem valor para a empresa

  7. Modelos de negócios digitais e e-commerce: estratégia digital; plataformas e sites

  8. Otimização do Marketing online: SEO e UX

  9. Ferramentas de marketing digital: social media, email marketing, online advertising

Bibliografia Obrigatória

Kotler, P. and K.L. Keller; A Framework for marketing management, Pearson, 2015
Kotler, P., G. Armstrong, J. Saunders and V. Wong; Principles of Marketing - 5th European edition, Prentice Hall, 2008
Wood, M. B.; The Marketing Plan Handbook, Pearson, 2012
Chaffey, D. and Ellis-Chadwick, F.; Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice, Pearson, 2015
Simon Chadwick, Nicolas Chavanat e Michel Desbordes; Routledge Handbook of Sports Marketing, Routledge International Handbooks, 2018. ISBN: 978-1-138-82351
Daniel Sá; Marketing para desporto. ISBN: 978-972-95293-8-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teórico/práticas.


- Utilização do Método dos Casos relativamente a situações empresariais reais.

- Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.

- Utilização de outros materiais pedagógicos complementares (textos, vídeos, etc.) destinados a enquadrar e sistematizar as diferentes partes do programa.

- Oradores convidados sempre que se adequar

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 37,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos poderão realizar a disciplina de 2 formas:

Avaliação distribuída sem exame final.


Exame Final.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.


  1. Participação presencial (20%): Os alunos deverão ter uma assiduidade às aulas e participação nas mesmas ao longo de todo o semestre, e em particular nos dias de discussão dos casos práticos, e nos dias em que houver oradores convidados.
  2. Testes individuais escritos (30%): Durante o semestre existirão diversos testes escritos sobre as várias matérias lecionadas. É necessário a obtenção de uma nota mínima de 7 valores nos testes escritos para ter aprovação na unidade curricular.
  3. Trabalho individual (20%): cada aluno terá que responder ao caso prático apresentado.
  4. Trabalho de grupo com um plano integrado de marketing (30% = relatório + apresentação). No final do trabalho cada aluno realizará uma avaliação do seu trabalho e do trabalho dos colegas (peer evaluation). A nota final do trabalho de grupo é individual e resultará do trabalho e apresentação, da peer evaluation e dos inputs do professor.

 

Exame Final:

  1. Realização de um plano de marketing (com componente digital) o qual será colocado no Moodle uma semana antes da data do exame e que deverá ser submetido via Moodle na data do exame.
  2. Exame escrito que consistirá em questões sobre os conceitos teóricos lecionados, e também questões práticas oriundas de qualquer um dos casos de estudo analisados na aula.

NOTA: Caso o aluno faça o exame para melhoria de nota, este contará a 100% para a melhoria da nota.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.

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