Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CGD
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Gestão Desportiva

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Flyer de apresentação

Gustavo Paipe Gustavo Paipe Gustavo Paipe

Gustavo Paipe
Doutor em Gestão Desportiva pela FADEUP. Professor universitário na Universidade Pedagogica - Maputo—Moçambique

Helena Pires
Mestre em Gestão Desportiva pela FADEUP, atual Diretora das Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Carlos Resende
Curso de Mestrado em Gestão Desportiva pela FADEUP, estudante de Doutoramento na FADEUP. Professor Universitário e Treinador de andebol do S.L Benfica.
O desporto assume atualmente inegável importância cultural, social e económica seja em Portugal, seja em qualquer país dos diversos continentes.

Quem observa, planeia, pratica e comunica o desporto tem a consciência de que por trás dos records, do espetáculo desportivo, da prática recreativa ou até da atividade desportiva informal se encontram organizações desportivas, infraestruturas e recursos humanos que têm de ser geridos e potencializados. Obviamente, o desporto, como qualquer outro domínio social, tem de ser planeado, organizado, liderado e controlado, ainda que atendendo às suas especificidades.

É indesmentível que em Portugal, no dealbar do século XXI, a Gestão Desportiva transita de uma fase de crescimento e afirmação das décadas anteriores para uma fase de consolidação a vários níveis. Representa um sector profissional em crescimento, constitui uma área de formação profissional e universitária nos vários graus de ensino, dispõe de um acervo considerável de trabalhos de investigação e, por fim, tem granjeado credibilidade na sociedade. A nível internacional, a Gestão Desportiva é uma realidade em grande expansão em determinados países e regiões (e.g. Brasil, Angola ou Moçambique) e noutros, configura-se como uma realidade plenamente enraizada e desenvolvida (e.g. Europa, EUA ou Austrália).

Assim sendo, para a promoção do desenvolvimento desportivo, onde quer que seja, já não bastam conhecimentos e práticas em que se sobrevaloriza o conhecimento empírico, exige-se o competente desempenho de profissionais com formação qualificada e especializada. Deste modo, face ao reconhecimento científico, social e profissional da Gestão Desportiva justifica-se plenamente a existência de um 2º ciclo de estudos que contemple informação e formação de excelência em Gestão Desportiva aos licenciados, em diversos domínios científicos, bem como a prossecução dos estudos de pós-graduação aos profissionais no ativo.

Objetivos

Objetivos e competências
O 2º Ciclo em Gestão Desportiva tem como objetivo transmitir conhecimentos e criar competências nos estudantes de forma a habilitá-los como gestores com capacidade de intervenção dentro do sistema desportivo nacional e internacional nas múltiplas organizações desportivas ou criando os seus próprios projetos e negócios.

Ao grau de mestre em Gestão Desportiva pela Universidade do Porto devem corresponder as seguintes competências fundamentais:
  1. Possuir conhecimentos aprofundados na área científica do Desporto, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
  2. Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prática da investigação, seja para o exercício da atividade profissional em gestão desportiva;
  3. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluíndo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízes ou os condicionem;
  4. Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  5. Possuir competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
A diversidade, qualidade e prestígio do corpo docente permitem conjugar uma sólida formação teórica à elevada capacidade de aplicação prática de competências e conhecimentos adquiridos pelos estudantes.

Áreas de Especialização

Entre outras destacam-se as seguintes áreas de intervenção: Planeamento e Estratégia das Organizações; Planeamento e Gestão de Instalações Desportivas; Liderança das Organizações Desportivas; Assessoria Política; Comunicação e Marketing; Gestão de Projetos; Regulamentação e Administração Desportiva; Gestão de Eventos Desportivos; Gestão de Carreiras; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos.

Saídas Profissionais

No mercado de trabalho existem funções no domínio da Gestão Desportiva que podem passar por qualificações de: Gestor, Diretor, Consultor, Administrador, Assessor, Auditor, Docente, Investigador, Empresário, Técnico Superior do Desporto, em diversas instituições, tais como:
  • Comités Olímpicos e Paralímpicos, Confederações, Federações Desportivas, Clubes Desportivos e demais Organizações do Movimento Associativo;
  • Organizações não Governamentais (ONG);
  • Entidades da Administração Pública Central, Regional ou Local;
  • Empresas Públicas;
  • Ginásios / Health Clubs;
  • Empresas de Serviços Desportivos (de eventos, de lazer e turismo desportivo, de desportos de aventura e atividades radicais, entre outras);
  • Empresas de produtos desportivos;
  • Empresas de assessoria na área do desporto;
  • Entidades da Comunicação Social.

Informações

Funcionamento

Duração:
A duração normal do curso é de dois semestres letivos, acrescidos do prazo máximo de um (1) ano (dois semestres) para a elaboração da dissertação ou para a realização do estágio profissionalizante e do respetivo relatório.

A duração normal do ciclo de estudos poderá, todavia, ser superior aos quatro semestres previstos, no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial.


Local de realização:
As atividades académicas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto à Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200-450 Porto, sendo possível realizar visitas de estudo a instalações ou instituições desportivas.


Período letivo:
O curso terá início em setembro e prolongar-se-á até ao mês de junho.


Regime de aulas:
As aulas decorrerão de 2ª a 5ª feira (das 13h30 às 17h30).

Dados Gerais

Código Oficial: 6148
Diretor: José Pedro Lopes
Sigla: 2CGD
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Gestão Desportiva (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Gestão Desportiva (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-04-02 às 11:55:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais