Governação
Conselho de Gestão da Universidade do Porto
O Conselho de Gestão é nomeado e exonerado pelo Conselho de Curadores da Universidade do Porto, sob proposta do Reitor.
Composição
O Conselho de Gestão da Universidade do Porto é composto por 4 membros assim distribuídos:
Pode ser convocado para participar, sem direito a voto, nas reuniões do Conselho de Gestão quem este considerar pertinente.
Competências
Compete ao Conselho de Gestão:
- Preparar o orçamento anual consolidado a submeter pelo Reitor ao Conselho Geral e assegurar a respetiva execução;
- Arrecadar e gerir as receitas e autorizar a realização de despesas e pagamentos;
- Elaborar a conta de gerência consolidada para aprovação pelo Conselho Geral;
- Fazer propostas e colaborar na gestão do património;
- Decidir sobre a aceitação de doações, heranças ou legados;
- Assegurar as condições necessárias ao exercício do controlo financeiro e orçamental pelas entidades legalmente competentes;
- Fixar as taxas e emolumentos a praticar na Universidade do Porto;
- Gerir os Recursos Humanos da Universidade do Porto;
- Promover auditorias externas, pelo menos, de dois em dois anos, reportando-se uma à primeira metade do mandato do Reitor e a segunda precedendo em três meses o final do mandato correspondente;
- Aprovar a remuneração do Fiscal Único, sob proposta do Reitor.
O Conselho de Gestão pode delegar nos Diretores das Unidades Orgânicas e dos serviços autónomos e nos dirigentes dos serviços as competências consideradas necessárias a uma gestão mais eficiente.