Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Organização e Funcionamento > Organização da Universidade do Porto

Organização e Funcionamento

Organização da Universidade do Porto

A organização dos serviços da Universidade do Porto pode compreender:

  • Reitoria
  • Unidades orgânicas
  • Subunidades orgânicas
  • Agrupamento de unidades orgânicas
  • Serviços autónomos

Reitoria

A Reitoria é o serviço vocacionado para o apoio central à governação da Universidade, garantindo o regular funcionamento da Universidade e respetivas unidades orgânicas.

Unidades Orgânicas

Unidade Orgânica é a entidade do modelo organizativo, dotada de pessoal próprio, que pode ser dotada de personalidade tributária e que tem uma relação hierárquica direta com o governo central da Universidade do Porto.

Podem existir dois tipos de unidades orgânicas:

Subunidades orgânicas

A estrutura organizativa das unidades orgânicas pode incluir subunidades orgânicas, que adotam a designação de Departamento, com órgãos de gestão simplificados que reportam hierarquicamente aos órgãos de gestão da Unidade Orgânica em que se integram.

Estas subunidades podem ser transversais a diferentes unidades orgânicas reportando ao conjunto dos órgãos de gestão dessas unidades em termos que podem ser definidos em regulamento próprio aprovado pelos mesmos.

Agrupamento de unidades orgânicas

As unidades orgânicas poderão agregar-se em agrupamentos com fins específicos, nomeadamente de índole estratégica ou ligados à prossecução da formação pós-graduada, que possam contribuir para a internacionalização e a promoção da qualidade, interdisciplinaridade e excelência.

Serviços Autónomos

Os Serviços Autónomos são entidades vocacionadas para assegurar funções a exercer a nível central. Gozam de autonomia administrativa e financeira e dependem do governo central da Universidade do Porto.

  • Os SASUP (Serviços de ação social da Universidade do Porto) é um serviço autónomo da U.Porto que tem por objetivo assegurar as funções da ação social escolar legalmente previstas.

  • O CRSCUP (Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto), designados por Serviços Partilhados, é um serviço autónomo da U.Porto que assegura a partilha de recursos e de serviços tendo em vista uma maior eficácia e eficiência da respetiva gestão.

  • O CDUP-UP (Centro de Desporto da Universidade do Porto) é um serviço autónomo da U.Porto que fomenta e assegura a prática de desporto pela Comunidade Académica.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2017-07-03 Página gerada em: 2017-11-19 às 06:53:17