Saltar para:

Bibliotecas, Repositórios e Arquivos:
Serviços - Biblioteca do Fundo Antigo

A Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto, localizada no edifício histórico da Reitoria, possui um acervo documental de acesso reservado que se estende cronologicamente do século XVI até ao século XX.

Biblioteca do Fundo Antigo

Este fundo encontra-se intimamente ligado à história da Universidade e das suas faculdades, com especial enfoque na Faculdade de Ciências (FCUP), tendo a sua origem nas bibliotecas das escolas que a antecederam, nomeadamente: a Aula de Náutica (1762), a Aula de Debuxo e Desenho (1779), a Academia Real da Marinha e Comércio (1803), a Academia Politécnica (1837) e, finalmente, a Universidade do Porto, a partir de 1911.

O espólio da Biblioteca possui ainda perto de 2000 gravuras de interpretação e trabalhos de antigos alunos que remontam às aulas de desenho da Academia Real da Marinha e do Comércio e à Academia Politécnica.

Parte deste fundo encontra-se já catalogado e disponível para consulta. As obras que se encontravam digitalizadas na antiga página do Infociências já se encontram disponíveis sobre a forma de PDF pesquisáveis no catálogo do Fundo Antigo da U.Porto.