Saltar para:

Bibliotecas, Repositórios e Arquivos:
Recursos - Bases de Dados

As bases de dados são sistemas com informação bibliográfica estruturada, oferecendo, deste modo, informação completa sobre o registo bibliográfico e permitindo a realização de pesquisas em campos específicos do registo, como o autor, título do artigo ou da revista, assunto. Indexam um conjunto de revistas científicas de diversos editores, instituições de ensino e unidades de investigação públicas e privadas.

Permitem a realização de pesquisas de diversas formas e são os instrumentos mais apropriados para recuperar artigos científicos sobre um determinado tópico ou tema. Relativamente às áreas do conhecimento que abrangem, podem ser temáticas ou multidisciplinares.

O seu acesso pode estar circunscrito à U.Porto ou em acesso livre na Web.

Bases Referenciais - inventariam as referências bibliográficas de diversos assuntos, cujo conteúdo compreende a descrição dos dados de artigos de periódicos. Usualmente incluem o resumo do artigo e por vezes apresentam o link para o texto integral. Estas podem ser específicas e multidisciplinares.

Bases de Texto Integral - além de incluírem todas as informações atribuídas a uma Base Referencial, dão o acesso direto ao texto integral do artigo. Contudo, e por não serem as editoras dos títulos, não possuem todos os direitos sobre os mesmos. É frequente os títulos estarem sujeitos a períodos de embargo que restringem o acesso aos últimos números do(s) periódico(s).

Multidisciplinares

Bibliométrica

Específicas