Resumo (PT):
Nos sites noticiosos da internet a cultura da participação pública é uma característica muito valorizada que assume três formas preferenciais: o número de visitas, votações e comentários. Sendo a interactividade característica do meio digital, ela tem acompanhado os conteúdos informativos porque é entendida como aferição de audiências e do interesse público. É ainda considerada como uma ferramenta ao dispor da cidadania. Através das votações e dos comentários os cidadãos podem, desde logo, exprimir as suas opiniões sobre as temáticas publicadas e assim validar a actividade informativa.
Tendo em conta a evolução recente da história da informação na web, este trabalho incide em particular sobre os sites de rádio portugueses, na sua vertente noticiosa. Vários autores concordam que estes são pouco interactivos em comparação com outros cibermeios, pelo facto de só muito recentemente se terem permitido os comentários às notícias publicadas.
O objectivo deste estudo é avaliar a participação registada em dois sites de rádios – TSF e Rádio Renascença. A metodologia consiste na da quantificação das notícias com comentário e a análise face às temáticas abordadas, num período de um mês.
Um estudo preliminar feito pelas autoras aponta para um grande número de comentários para as notícias em destaque durante uma semana (cerca de 600). Verificou-se que as temáticas editoriais mais sérias, como Política e Economia suscitaram um grande número de respostas, curiosamente. Por outro lado, alguns dados considerados expectáveis foram verificados, uma vez que as notícias das editorias menores, como Sociedade de Polícia tiveram igualmente grande participação.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
http://confibercom.org/anais2011/pdf/7.pdf
ISBN: 978-85-64594-02-9