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Patrocinado por uma bebida qualquer: quando o jornalista se «esquece» que não pode fazer publicidade

Título
Patrocinado por uma bebida qualquer: quando o jornalista se «esquece» que não pode fazer publicidade
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2024
Autores
Zamith, Fernando
(Autor)
FLUP
Outras Informações
Resumo (PT): Temos assistido nas últimas décadas a uma diversificação de estratégias de marketing das empresas, procurando alternativas à publicidade tradicional que atinjam o público-alvo de forma mais «suave», enquanto contornam as determinações legais de separação de espaços publicitários e jornalísticos. Entre essas estratégias está a colocação de marcas comerciais na designação de eventos mediáticos. Neste estudo, fizemos uma análise de conteúdo de notícias publicadas em cibermeios portugueses sobre competições e eventos renomeados em resultado de contratos de patrocínio. O objetivo foi perceber em que medida os ciberjornalistas evitam fazer publicidade a marcas quando noticiam eventos patrocinados. Foram analisadas notícias sobre 20 eventos (13 festivais de música e 7 competições desportivas) publicadas em 24 cibermeios portugueses (17 generalistas e 7 especializados em desporto). Concluímos que a maioria dos (ciber)jornalistas não evita fazer publicidade a marcas comerciais quando noticia festivais patrocinados, mas evita se essas marcas publicitárias estiverem nos nomes de competições desportivas
Abstract (EN): In recent decades, we have witnessed a diversification of companies’ marketing strategies, looking for alternatives to traditional advertising that reach the target audience in a «softer» way, while circumventing the legal provisions separating advertising and journalistic spaces. Among these strategies is the placement of commercial brands in the designation of media events. In this study, we carried out a content analysis of news published in Portuguese cyber media about competitions and events renamed as a result of sponsorship contracts. The objective was to understand to what extent cyberjournalists avoid advertising brands when reporting on sponsored events. News about 20 events (13 music festivals and 7 sports competitions) published in 24 Portuguese cyber media (17 generalist and 7 specialised in sport) were analysed. We conclude that the majority of (cyber)journalists do not avoid advertising commercial brands when reporting on sponsored festivals, but do avoid it if these advertising brands are in the names of sports competitions
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19894.pdf
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
19894 2016.98 KB
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