Resumo (PT):
Desde a criação, em 1836, das Academias de Belas-Artes portuguesas até à contemporaneidade, o ensino da Arquitectura no Porto sofreu sucessivas transformações e reestruturações que foram sempre reflexo de circunstâncias políticas, sociais e disciplinares específicas. A cada circunstância ou tempo cultural esteve sempre associado um desígnio comum, a dignificação da profissão e a adequação do ensino da arquitectura às condições e desafios que se colocavam ao seu exercício, a que mais tarde se somou a democratização do ensino superior e, consequentemente do ensino da arquitectura.
O confronto dos Planos de Estudos de cada um dos cursos de Arquiteturas das diferentes Escolas e dos Planos de Estudos atuais possibilitam diferentes leituras, designadamente sobre o modo como progressivamente cada Escola procurou integrar e equilibrar as diferentes áreas de formação, ora valorizando a componente de formação artística, ora valorizando a componente de formação humanista ou técnica, sem deixar de integrar as exigências do sistema universitário, procurando explorar maior proximidade ou afastamento relativamente à FAUP, num quadro de maior competitividade no qual se impõe a cada Escola o reforço da sua posição e identidade.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
https://ces.uc.pt/ficheiros2/files/Resumo_Raque%20Geada%20Paulino_Coloquio%20What%20Education.pdf