Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Vender o passado com futuro : comunicação, marketing e gestão dos museus de arte e tendências de financiamento

Vender o passado com futuro : comunicação, marketing e gestão dos museus de arte e tendências de financiamento

Título
Vender o passado com futuro : comunicação, marketing e gestão dos museus de arte e tendências de financiamento
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2023
Autores
Faustino, Paulo
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Revista
Nº de Série III 19
Páginas: 257-279
ISSN: 0873-5670
Editora: CIC.Digital
Indexação
EBSCO
ProQuest
MIAR
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Crossref
Google Scholar
DOAJ
Latindex
Worldcat OCLC
JURN
RCAAP
SHERPA/RoMEO
Dialnet
Outras Informações
Resumo (PT): O objetivo é identificar tendências das fontes de financiamento destinadas a museus como parte integrante do modelo de negócio e das estratégias de gestão dos museus. A metodologia aplicada neste artigo assenta, principalmente, por um lado, na revisão de literatura (revistas, jornais e publicações técnicas e científicas); e, por outro, na análise de conteúdo e estudos de caso, sendo o grosso da informação baseada na análise dos relatórios de contas de vinte e quatro museus sediados em três continentes. Os resultados da investigação empírica evidenciam que os museus estão a tentar diversificar as fontes de receita de modo a garantir a sua sustentabilidade económica e financeira. Este trabalho permitiu ainda identificar algumas outras tendências ao nível da gestão dos museus, com particular incidência nas práticas de marketing, internacionalização e digitalização.
Abstract (EN): The aim is to identify trends in funding sources for museums as an integral part of the business model and management strategies of museums. The methodology applied in this article is mainly based, on the one hand, on the literature review (magazines, newspapers and technical and scientific publications); and, on the other hand, on content analysis and case studies, with the bulk of the information predicated on analysis of the account reports of twenty-four museums from three continents. Empirical research results show that museums are trying to diversify revenue sources to ensure their economic and financial sustainability. This work also made it possible to identify some other trends in terms of museum management, with particular focus on marketing, internationalisation, and digitalization practices.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Faustino 500.24 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Tradicional vs. Virtual : questão irreal? (2001)
Artigo em Revista Científica Nacional
Leite, Isabel Pereira; Oliveira, Isabel Ortigão de ; Miranda, Maria Helena ; Leite, João Emanuel Cabral
Tecnologias da Informação e Comunicação e liderança: a realidade da e-liderança (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Patrícia Alves Martins; Manuel Salvador Gomes Araújo; Alberto Manuel Brandão Simões
PACHECO, André -Arquivos digitais: metadados e autenticidade. [recensão] (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Silva, Armando Malheiro da
Os padrões de citação dos estudantes de mestrado: estudo de caso de estudantes de Ciência da Informação (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Andrade, Nuno Paiva ; Costa, Luís Miguel; Pestana, Olívia

Ver todas (49)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 19:43:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias