Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição.

Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição.

Título
Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição.
Tipo
Poster em Conferência Internacional
Ano
2021-12-09
Autores
Grécia Matos
(Autor)
FBAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Conferência Internacional
[e]motion Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Porto, 2021-12-09
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
FOS: Humanidades > Artes
Outras Informações
Assunto: corpo; gesto; ação; acumulação; rasura.
Resumo (PT): Este estudo problematiza a prática artística como intensificação através de construções poiéticas de desaparecimento. Através da iteração de gestos, ritmos e intensidades são amplificados num repetido, mas sempre novo movimento. Para tal, convocam-se projetos plásticos de Filipa Cruz e de Grécia Paola onde o corpo é explorado pelo automatismo num estado próximo do hipnótico. Este corpo é capaz de experienciar as suas limitações enquanto constrói, destrói e rasura registos imagéticos de resultado desconhecido. Transpondo os limites, rasgando ou prolongando-se para fora da superfície, o papel converte-se em corpo sonoro que acumula as ações por meio de feridas impressas. Fruto destes agenciamentos poiéticos, ações de acumulação e de rasura, testam a debilidade da superfície, a inevitabilidade da destruição material e o perdurar da ação através de mecanismos de captura audiovisual. "Entrance" (Grécia Paola) e “Nada” (Filipa Cruz) indagam sobre a intensificação e exaustão de um corpo que questiona a sua duração, as suas extensões e os seus limites. Problematizando o corpo e sua (i)materialidade, visualidade e sonoridade por meio de ações de destruição e desaparecimento, o foco da pesquisa reside numa abordagem à prática artística potencializadora da experiência de um corpo no e com o mundo. Finalmente, o resultado consiste num poster onde se analisa o gesto e ação efémera de um corpo maquínico que persiste como memória e arquivo sonoro.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: https://artes.porto.ucp.pt/graduateconference
Notas: [e]motion – I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts Our relationship with the body and the material world has been transforming following processes of digitalization that were in motion before COVID-19 but, as consequence, were potentially accelerated. It is urgent to foster research on what is the place for physicality and (i)materiality in our time. In this context, the 1st Graduate Conference on Science and Technology of the Arts chose to focus on the intertwinement of notions of motion and emotion through interdisciplinary approaches from and towards the arts and/or heritage.
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-30 às 08:25:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias