Resumo (PT):
O objectivo principal deste artigo consiste em apresentar algumas das metodologias usadas em Visão Computacional no domínio das imagens de faces, e exemplos de algumas das aplicações existentes.
Uma das principais tarefas deste domínio é a detecção de faces em imagens estáticas e em sequências de imagens, podendo ou não considerar-se a possibilidade de coexistirem múltiplas faces. Estando cada face detectada nas imagens a considerar, pode-se proceder à extracção de dados para representação da mesma. Para esta representação são comuns três aproximações: a holística, a face é representada como um todo; a analítica, a face é representada como um conjunto de características faciais, como olhos boca e nariz; e a híbrida, a face é representada como uma combinação das duas anteriores.
Neste domínio, uma área que tem tido elevada importância é a classificação da expressão facial associada; geralmente as expressões faciais são divididas nas seguintes categorias: felicidade, tristeza, surpresa, medo, raiva e desgosto. Usualmente, a determinação da expressão é conseguida através da utilização de bases de imagens faciais que integram vários exemplos associados a cada expressão a considerar.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
http://paginas.fe.up.pt/~tavares/downloads/publications/artigos/ISEP2004_FC_JT.pdf
Nº de páginas:
12
Tipo de Licença: