Resumo (PT):
A escolha de um curso superior e a prática de uma atividade extracurricular estão
interligadas com uma dimensão simbólico-linguística que adquire relevância quando
se denota uma partilha de significados entre atores sociais. Assim sendo, os
estudantes, nas suas interações, constroem representações sobre os cursos e as
atividades, o que tem impacto nas suas escolhas académicas. As atividades
extracurriculares, sendo um lugar de experiências e de produção de conhecimentos,
surgem como potenciais fatores de influência e motivação nas escolhas dos cursos
superiores, contribuindo para processos de formação identitária. Neste contexto, a
aplicação de técnicas de investigação sociológica, tais como o inquérito por
questionário e a entrevista, assumem um papel crucial no conhecimento dos
estudantes do ensino superior enquanto objeto empírico pertinente para o estudo. Os
resultados do emprego destas técnicas apontam para diferenças nos gostos e planos
de vida associados à opção por um determinado curso, aliadas a virtuais
dissemelhanças de género na prática de diferentes tipos de atividades
extracurriculares.
Abstract (EN):
The practice of an extracurricular activity and the decision on the course chosen in the
university are particularly connected with a linguistic and symbolic dimension that
acquires particularly importance when the sharing of meanings between the social
actors is visible. Additionally, the students between their interactions built a series of
representations about the course and the extracurricular activities that will impact
their future academic decisions. Seen as a place of experiences and production of
knowledge, the extracurricular activities appear as potential influential and
motivational factors in the decision of the university course and as a contributor to
processes of identity formation. In this context the application of sociological research
techniques, such as the questionnaire survey and the interview, take on a very crucial
role in getting information about the university students as the empirical object. The
results reveal differences amongst the life plans and the student’s personal tastes
associated with the choice of a certain course and connected to virtual dissimilarities
of gender in different extracurricular activities.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Disponível em: https://isociologia.up.pt/pt-pt/working-paper/wp-85-atividades-extracurriculares-dos-alunos-do-ensino-superior-e-sua-influência-nas