Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > As atividades extracurriculares dos alunos do ensino superior e a sua influência nas escolhas dos cursos

As atividades extracurriculares dos alunos do ensino superior e a sua influência nas escolhas dos cursos

Título
As atividades extracurriculares dos alunos do ensino superior e a sua influência nas escolhas dos cursos
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2019-12
Autores
Baldaia, Cátia Sofia Sousa
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Costa, Joana Daniela Azevedo
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ferreira, Leonardo Camargo
(Autor)
Outra
Revista
Outras Informações
Resumo (PT): A escolha de um curso superior e a prática de uma atividade extracurricular estão interligadas com uma dimensão simbólico-linguística que adquire relevância quando se denota uma partilha de significados entre atores sociais. Assim sendo, os estudantes, nas suas interações, constroem representações sobre os cursos e as atividades, o que tem impacto nas suas escolhas académicas. As atividades extracurriculares, sendo um lugar de experiências e de produção de conhecimentos, surgem como potenciais fatores de influência e motivação nas escolhas dos cursos superiores, contribuindo para processos de formação identitária. Neste contexto, a aplicação de técnicas de investigação sociológica, tais como o inquérito por questionário e a entrevista, assumem um papel crucial no conhecimento dos estudantes do ensino superior enquanto objeto empírico pertinente para o estudo. Os resultados do emprego destas técnicas apontam para diferenças nos gostos e planos de vida associados à opção por um determinado curso, aliadas a virtuais dissemelhanças de género na prática de diferentes tipos de atividades extracurriculares.
Abstract (EN): The practice of an extracurricular activity and the decision on the course chosen in the university are particularly connected with a linguistic and symbolic dimension that acquires particularly importance when the sharing of meanings between the social actors is visible. Additionally, the students between their interactions built a series of representations about the course and the extracurricular activities that will impact their future academic decisions. Seen as a place of experiences and production of knowledge, the extracurricular activities appear as potential influential and motivational factors in the decision of the university course and as a contributor to processes of identity formation. In this context the application of sociological research techniques, such as the questionnaire survey and the interview, take on a very crucial role in getting information about the university students as the empirical object. The results reveal differences amongst the life plans and the student’s personal tastes associated with the choice of a certain course and connected to virtual dissimilarities of gender in different extracurricular activities.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://isociologia.up.pt/pt-pt/working-paper/wp-85-atividades-extracurriculares-dos-alunos-do-ensino-superior-e-sua-influência-nas
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
WP 85 928.34 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Ventos de Leste: uma aproximação às identidades musicais dos imigrantes de Leste (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Guerra, Paula; Lima, João Carlos; Pereira, João Pedro
Uma outra Sonic Youth: a génese do barulho nas Caldas da Rainha (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Moura, Luiz Alberto; Guerra, Paula
Territórios e mobilidades da (transe) virtualidade: a segunda vida dos freaks (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Simão, Emília; Guerra, Paula
Saídas Profissionais - O que é ser sociólogo hoje? Narrativas breves sobre experiências profissionais em construção (2014)
Artigo em Revista Científica Nacional
Azevedo, Natália ; Parente, Cristina ; Silva, Alice Santos; Oliveira, Ana; Simões, Ana Raquel ; Silva, Frederico; Pinto, Liliana
Saídas profissionais - O que é ser sociólogo hoje? Narrativas breves sobre experiências profissionais em construção (II) (2014)
Artigo em Revista Científica Nacional
Azevedo, Natália ; Parente, Cristina ; Teixeira, Ana Isabel Correia de Oliveira ; Moreira, Cláudia; Silva, Cristiana; Lopes, Elvira; Batista, Susana; Ribeiro, Tiago Barbosa

Ver todas (15)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-13 às 16:23:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias