Resumo (PT):
Considerando que uma “Educação para o sucesso” implica um Ensino das Ciências diferente do actual e que tenha como propósito a alfabetização científica dos alunos e a sua formação integral, preocupa-nos o “como alfabetizar cientificamente os cidadãos”.
Pensamos que uma das formas de nos aproximarmos de tal objectivo passa pela implementação de planificações curriculares verdadeiramente interdisciplinares, alicerçadas na história da ciência, numa visão externalista de ciência e potenciadas pelo movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (C/T/S/¬A).
É pois objectivo deste trabalho apresentar, reflexivamente, o hiato espacial, que, do nosso ponto de vista, persiste entre a prática interdisciplinar programada e aquela que é efectivamente empreendida pelos docentes do 3º ciclo e Secundário. Tal terá por base o trabalho de: i) Costa e Monteiro (2009), apresentado no IV Colóquio Luso- -Brasileiro sobre Questões Curriculares e ii) Costa, Monteiro e Costa (2009), apresentado no X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia.
Pretende-se, desta forma, demonstrar a viabilidade, o impacto e o sucesso que tais planificações podem ter em escolas “reais”, com actores “reais”. Apontam-se, assim, caminhos para que a interdisciplinaridade passe a ser encarada, pelos docentes, como uma real necessidade profissional, perfeitamente exequível e não como uma mera exigência curricular, cumprida apenas em termos formais e, consequentemente, arredada das salas de aula. O presente artigo tem, assim, como principal objectivo, ajudar a compreender melhor a implementação em contexto real de metodologias interdisciplinares.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica