Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Metodologias interdisciplinares na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional

Metodologias interdisciplinares na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional

Título
Metodologias interdisciplinares na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2010
Autores
Ilídio Costa
(Autor)
FCUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
M.R.P.S. Costa
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Físicas > Astronomia ; Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino da ciência
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Considerando que uma “Educação para o sucesso” implica um Ensino das Ciências diferente do actual e que tenha como propósito a alfabetização científica dos alunos e a sua formação integral, preocupa-nos o “como alfabetizar cientificamente os cidadãos”. Pensamos que uma das formas de nos aproximarmos de tal objectivo passa pela implementação de planificações curriculares verdadeiramente interdisciplinares, alicerçadas na história da ciência, numa visão externalista de ciência e potenciadas pelo movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (C/T/S/¬A). É pois objectivo deste trabalho apresentar, reflexivamente, o hiato espacial, que, do nosso ponto de vista, persiste entre a prática interdisciplinar programada e aquela que é efectivamente empreendida pelos docentes do 3º ciclo e Secundário. Tal terá por base o trabalho de: i) Costa e Monteiro (2009), apresentado no IV Colóquio Luso- -Brasileiro sobre Questões Curriculares e ii) Costa, Monteiro e Costa (2009), apresentado no X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. Pretende-se, desta forma, demonstrar a viabilidade, o impacto e o sucesso que tais planificações podem ter em escolas “reais”, com actores “reais”. Apontam-se, assim, caminhos para que a interdisciplinaridade passe a ser encarada, pelos docentes, como uma real necessidade profissional, perfeitamente exequível e não como uma mera exigência curricular, cumprida apenas em termos formais e, consequentemente, arredada das salas de aula. O presente artigo tem, assim, como principal objectivo, ajudar a compreender melhor a implementação em contexto real de metodologias interdisciplinares.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Interdisciplinaridade na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional (2009)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ilídio Costa; Mário João P. F. G. Monteiro; M.R.P.S. Costa

Das mesmas áreas científicas

Interdisciplinaridade na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional (2009)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ilídio Costa; Mário João P. F. G. Monteiro; M.R.P.S. Costa
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-20 às 00:18:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias