Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940)

Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940)

Título
Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940)
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2011
Autores
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 555-564
Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação.
Avanca., 20 a 24 de julho de 2011
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
CORDIS: Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Outras Informações
Resumo (PT): O documentário sonoro resulta, não só das práticas pré-sonoras ou sonorizadas desenvolvidas em torno do cinema, envolvendo interpretações musicais ao vivo, a intervenção de um apresentador ou o uso de gravações, mas também de um conjunto de práticas sonoras desenvolvidas pelas vanguardas no início do século XX. Vanguardas que recorrem a equipamentos fonográficos e cinematográficos para abordar a realidade, produzindo novas e experimentais modalidades de representação, que remetem para noções de collage, de plasticidade e de montagem entre universo sonoro e visual.
Abstract (EN): The experimental attitude proclaimed by modernist avant-garde was present, not only in fine arts practices held by futurists, dadaists, surrealists or constructivists artists, but also in the way they have made artistic use of the new technical possibilities introduced by phonographic or cinematographic equipments. A new and experimental representation of real through sound and film collages, full of plastic and ritmic elements coming from painting and music, as well as from the acusmatic sound and pre-sound practices of cinema. Reality that became more "understandable" through naturalistic film representation of sound and images, of montage, assumed for most of the cinematographic documentary films. Films where sound became informative in his words, realistic in his synchronized noises and talks, dramatic and heroic in sounds contrapuntist and non- synchronized approach to image narrative. Poetic sounds that give the sense of artistic freedom experimented by the avant-garde noise and radioart, even when linked to "reality" too (a film it's always a construction).
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: josealbertopinto@gmail.com
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Polifonias do Documentário: Linguagens Sonoras e Plasticidades Documentais (1930-1940) (2007)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
José Alberto Pinto
Motion Graphics: Study Enhancing Tool (2020)
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Teresa Seixas; José Alberto Pinto; Luís Sá
Contributos Modernista à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940) (2014)
Artigo em Revista Científica Internacional
José Alberto Pinto

Ver todas (7)

Das mesmas áreas científicas

Cinema e Arquitectura (2015)
Publicação Didática
Luís Martinho Urbano; Manuel Graça Dias
Polifonias do Documentário: Linguagens Sonoras e Plasticidades Documentais (1930-1940) (2007)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
José Alberto Pinto
JACK. Journal on Architecture and Cinema #2 (2018)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
Luís Martinho Urbano; Francisco Ferreira

Ver todas (38)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-09 às 12:38:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias