Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Um observatório das Indústrias Criativas em Portugal: o Obcrei.pt

Um observatório das Indústrias Criativas em Portugal: o Obcrei.pt

Título
Um observatório das Indústrias Criativas em Portugal: o Obcrei.pt
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2021
Autores
Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo
(Autor)
FLUP
Martins, Tiago Costa
(Autor)
Outra
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 98-111
XI Congresso da SOPCOM
Funchal, 13 a 15 de Novembro de 2019
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Resumo (PT): Apresenta-se a primeira fase de conceção e implementação do Observatório das Indústrias Criativas em Portugal (ObCrei.pt), um projeto da unidade de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, CIC.Digital-Porto, que visa proporcionar o acesso à análise de informação e indicadores deste setor emergente, à escala nacional. Especificam-se os parâmetros de análise, sistematização e disponibilização de informação e estudos na perspetiva das indústrias criativas. Nesse sentido, concentra-se o debate e projeção dos indicadores a partir de cinco elementos de análise: indústrias culturais e criativas; dimensões (o reconhecimento de agentes e instituições criativas); ciclos criativos; escalas administrativas; temporalidades). Segue-se a apresentação do modelo de visualização dos indicadores e dashboard interativo, que evidencia as correlações entre os cinco elementos de análise. À guisa de conclusão, destacam-se as perspetivas de desenvolvimento desta ferramenta infocomunicacional.
Abstract (EN): The aim is to present the first phase of the conception and implementation of the Observatory of Creative Industries in Portugal (ObCrei.pt), a project supported by a R&D unity of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto, CIC.Digital-Porto, that aims to provide access to the information analysis and indicators of this emerging sector at a national scale. Information analysis, systematization and availability parameters are specified, as well as studies from the creative industries point of view. The debate and projection of indicators is presented and focused on five elements of analysis: creative and cultural industries; dimensions (the recognition of agents and creative institutions); creative cycles; administrative scales; temporalities. It is followed by the presentation of the indicator’s visualization model and the interactive dashboard, which highlights the connections between the five elements of analysis. As a conclusion, it is emphasized the development perspectives of this infocommunicational tool.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PintoMM_MartinsTC_SilvaAM_2021_Atas_XI_Congresso_SOPCOM 200.91 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Indicadores culturais no Brasil e em Portugal: Subsídios para a comunicação entre Estado e Sociedade (2019)
Livro
Martins, Tiago Costa; Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Silva, Armando Malheiro da
Indicadores culturais e comunicação pública: uma análise em Portugal (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Martins, Tiago Costa; Silva, Armando Malheiro da; Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo
Políticas culturais, indicadores e comunicação pública = Cultural policies, indicators and public communication (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Martins, Tiago Costa; Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Silva, Armando Malheiro da
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-07 às 00:13:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias