Resumo (PT):
De acordo com Corredor Romero (2010), existe uma tendência para pensar que, na aprendizagem de uma língua estrangeira, os alunos se interessam mais por falar e por entender o que se diz oralmente do que por escrever, dado que isso lhes é, supostamente, mais útil no seu dia a dia. Esta crença tem levado alguns docentes a quererem dar resposta a este desejo dos alunos, dando origem ao mito de que falar é mais importante do que escrever. Procurando contrariar esta tendência, decidimos introduzir algumas alterações na forma de abordar a escrita em Português Língua Estrangeira, optando por uma perspetiva na qual os usos lúdicos e estéticos da língua fossem privilegiados. Tendo como objetivo converter a sala de aula num espaço destinado à transgressão de inércias expressivas e de geração de ideias que favorecessem o desenvolvimento conjugado da competência existencial e das diferentes competências comunicativas (Iglesias Casal, 2011), escolhemos a arte como ponte para a escrita, dando origem ao projeto ESCRIVARTE. Nele, fomos criando diferentes propostas didáticas, adaptadas ao contexto específico de ensino-aprendizagem de cada uma das instituições participantes, para potenciar a produção de textos criativos partindo dos quadros do pintor português Rui Carruço. Estabelecendo esta relação com a pintura, suscitámos nos alunos ideias e emoções que contribuíram para aumentar a motivação, o uso e a aquisição de estratégias de aprendizagem essenciais para a competência escrita. Com este artigo, pretendemos descrever e apresentar o projeto, bem como partilhar estratégias, resultados e dificuldades inerentes aos processos de escrita criativa, individual e colaborativa, implementados neste âmbito.
Abstract (EN):
According to Corredor Romero (2010), there is a tendency to think that, while learning a foreign language, students are more interested in speaking and understanding what people say than actually in writing. Apparently this is because it is more useful in everyday life. This belief made teachers respond to students’ urge and the idea that speaking was more important than writing came along with it. We decided to introduce some changes to the writing approach in Portuguese Foreign Language in order to fight this tendency. Therefore, we chose to privilege an aesthetic and playful perspective in language use. Our aim was to turn the classroom into a place that could overcome lethargic communication and could also pump out ideas that would benefit the development of both general and particular communicative language competences (Iglesias Casal, 2011). Art was chosen as a bridge for writing and this gave rise to ESCRIVARTE project. New didactic activities, adapted to the specific teaching and learning context of each participant institution, were proposed. The paintings of the Portuguese artist Rui Carruço boosted creative written productions. The relationship established between painting and writing stimulated ideas and emotions that contributed to increase motivation, and the use and acquisition of essential learning strategies for written competence. In this article, we intend to present and describe the project, as well as to share strategies, results, and inherent difficulties in the creative writing process, individual or collaborative writing, implemented in the project framework.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica