Resumo (PT):
O comportamento à tração dos materiais cimentícios de ultra-elevado desempenho reforçados com fibras de aço (UHPFRC) constitui a sua propriedade mecânica mais distintiva. O objetivo deste estudo consiste na avaliação experimental da influência da dosagem e da orientação das fibras no comportamento à tração do UHPFRC. Diferentes distribuições da orientação das fibras foram obtidas com recurso a um dispositivo que permite o seu alinhamento durante a betonagem dos provetes, através da aplicação de um campo magnético. O comportamento do UHPFRC foi caracterizado através de ensaios de tração direta sobre provetes prismáticos não entalhados e com restrição de rotação em ambas as extremidades. Estes ensaios permitiram quantificar o espaçamento das microfissuras, a extensão do ramo de endurecimento e o valor da resistência à tração. Ficou demonstrado que o desempenho dos provetes com as fibras orientadas paralelamente à direção de aplicação da força é significativamente melhorado face aos provetes sem orientação preferencial.
Abstract (EN):
The tensile behaviour of ultra-high performance cementitious composites reinforced with steel fibres (UHPFRC) constitutes its most distinctive mechanical property. The objective of the current study is to experimentally evaluate the influence of fiber content and orientation on UHPFRC tensile behaviour. Different fibre orientation profiles were obtained using a device that allows the alignment of the fibers through the application of an external magnetic field, while casting the specimens. The tensile behaviour of UHPFRC was characterized by direct tension tests on unnotched prismatic specimens with rotation restricted at both ends. These tests allowed quantifying the micro-crack spacing, the extension of the hardening branch and the tensile strength. It was demonstrated that the performance of the test specimens with the fibres oriented parallel to the applied force is significantly improved compared to the test specimens without preferential orientation.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
8