Resumo (PT):
A química investiga a estrutura, as propriedades e as transformações das substâncias. Esta ciência começou a delinear-se com a pré-ciência dos alquimistas sendo as suas raízes longínquas e relativamente obscuras. À complexidade do objeto de estudo – construído pela combinação de três dimensões da realidade: macroscópica, microscópica e simbólica – acresce a associação da química a eventos trágicos ocorridos nos últimos cem anos (explosivos e gás venenoso na I Guerra Mundial; desastre de Chernobyl; escândalos da talidomida), que tornam a divulgação desta ciência um desafio tão fascinante quanto exigente. O livro “Porque pirilampiscam os pirilampos? E outras perguntas luminosas sobre química”, pedindo de empréstimo o neologismo de Mia Couto, aborda um conjunto de temas que visam sublinhar a centralidade da química no quadro das ciências e a sua presença no quotidiano, com o objetivo de promover uma imagem social da química que reconheça o seu contributo para o progresso científico e melhoria da qualidade de vida. Escrito para o público adolescente, obedece a um esquema transversal de 37 perguntas e respostas, com dois blocos de informação adicional e três definições sucintas de conceitos, factos ou personalidades por cada um dos temas. O livro associa a estrutura definida ao uso parcimonioso da imagem, podendo constituir-se enquanto objeto de consulta pontual bem como alimentar dinâmicas informais em grupo (como quizes). A análise crítica das iniciativas de divulgação do livro – que decorreu segundo estratégias comuns (apresentações públicas, palestras, entrevistas na comunicação social) – permite-nos identificar um conjunto de obstáculos e de oportunidades manifestas e latentes para a própria divulgação da química. Com base no mapeamento das referências ao livro na internet – que contribuíram para a sua visibilidade –, constatámos que as redes de divulgação científica ativadas se revelaram isomorfas às redes académicas, denotando um certo grau de homofilia. O plano virtual mostrou-se um reflexo, conquanto menos intenso, das apresentações, palestras e entrevistas que decorreram durante cerca de seis meses. No futuro, para além das estratégias de divulgação unidirecionais, parece-nos que o reconhecimento das referências no espaço virtual público provenientes das periferias, contrariamente aos blogues de natureza académico-científica e comercial, poderão representar uma oportunidade ímpar para integrar públicos tradicionalmente mais excluídos.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica