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A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo das competências de informação em Portugal (primeiros resultados globais)

Título
A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo das competências de informação em Portugal (primeiros resultados globais)
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2016
Autores
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Martins, Fernanda
(Autor)
FLUP
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Azevedo, José
(Autor)
FLUP
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Pinto, Maria Manuela
(Autor)
FLUP
Fernandez Marcial, Viviana
(Autor)
FLUP
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Guedes, Susana
(Autor)
FLUP
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Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Assunto: Literacia informacional
Resumo (PT): Neste século XXI Portugal enfrenta transformações substanciais. A sociedade do conhecimento exige cidadãos preparados e capazes para enfrentar o desafio de uma economia globalizada e competitiva onde o uso das tecnologias de informação e comunicação e o acesso à informação assumem uma posição dominante. Novos conceitos aparecem neste novo modelo de sociedade e em alguns deles é visível a ausência de uma situação social consolidada para atender às novas exigências. Embora vivamos numa sociedade mediática existe ainda uma brecha digital, aparecem novas literacias e para, além disso, novas formas de iliteracia. Alguns países da União Europeia desenvolveram uma aposta forte na formação de seus cidadãos em competências e capacidades de leitura e acesso a informação através de uma rede sólida de Leitura Pública. Em Portugal só na década de oitenta foi possível iniciar a implementação de uma rede de Bibliotecas em instalações novas e adequadas e com livre acesso, o que configura um atraso grave numa conjuntura difícil e desafiante - a Sociedade em Rede da Era da Informação. É por essa razão que é essencial compreender e criar estratégias de intervenção. Todas as medidas ou iniciativas devem começar pelo diagnóstico das bases da sociedade, isto é, pelo sistema educativo. O presente trabalho apresenta parte dos resultados de um projeto da investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em que se estuda o nível de competências informacionais dos estudantes Portugueses do Ensino Superior e do Ensino Secundário. Este diagnóstico, realizado em nove cidades do país, tem como fim avaliar a preparação dos estudantes para enfrentar não somente as mudanças da sociedade da informação, mas do Espaço Europeu de Ensino Superior.
Abstract (EN): In this 21st century, Portugal faces substantial social challenges. The knowledge society requires citizens prepared and capable to face the challenge of a globalized and competitive economy, where the use and access of the technologies of information and communication assume a dominant position. The tasks of attending to the demands of this new model of social relationships have been showing the absence of a consolidated social answer. Despite the fact that Portugal has been showing indicators of significative increases of digital inclusion, a digital divide is still present. Thus, news literacies are required and new forms of illiteracy will consequently appear. Most countries in the European Union have been developing programs for strong networks of Public Libraries, as well as training people for accessing and using public information services. In Portugal only in the 80's was it possible to initiate the implementation of a net of Public Libraries with adequate infrastructures, what configures a serious delay for facing the defying situation described earlier. It is for that reason that is essential to understand and develop intervention strategies. This paper presents part of the results of a research project, supported by the Foundation for the Science and the Technology, which assess the level of informational skills of Portuguese students in the Higher and Secondary Education. The assessment, carried out in nine Portuguese cities, intends to evaluate the level of preparation presented by the students to face, not only the challenges of the information society, but also the incoming changes of a European Higher Education Area.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
armando_malheiro_literacia_informacional 1228.76 KB
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