Assunto:
Literacia informacional
Resumo (PT):
Neste século XXI Portugal enfrenta transformações substanciais. A sociedade do conhecimento
exige cidadãos preparados e capazes para enfrentar o desafio de uma economia globalizada e competitiva
onde o uso das tecnologias de informação e comunicação e o acesso à informação assumem uma posição
dominante. Novos conceitos aparecem neste novo modelo de sociedade e em alguns deles é visível a
ausência de uma situação social consolidada para atender às novas exigências. Embora vivamos numa
sociedade mediática existe ainda uma brecha digital, aparecem novas literacias e para, além disso, novas
formas de iliteracia.
Alguns países da União Europeia desenvolveram uma aposta forte na formação de seus cidadãos em
competências e capacidades de leitura e acesso a informação através de uma rede sólida de Leitura Pública.
Em Portugal só na década de oitenta foi possível iniciar a implementação de uma rede de Bibliotecas em
instalações novas e adequadas e com livre acesso, o que configura um atraso grave numa conjuntura difícil
e desafiante - a Sociedade em Rede da Era da Informação. É por essa razão que é essencial compreender e
criar estratégias de intervenção. Todas as medidas ou iniciativas devem começar pelo diagnóstico das bases
da sociedade, isto é, pelo sistema educativo.
O presente trabalho apresenta parte dos resultados de um projeto da investigação, financiado pela Fundação
para a Ciência e a Tecnologia, em que se estuda o nível de competências informacionais dos estudantes
Portugueses do Ensino Superior e do Ensino Secundário. Este diagnóstico, realizado em nove cidades do
país, tem como fim avaliar a preparação dos estudantes para enfrentar não somente as mudanças da
sociedade da informação, mas do Espaço Europeu de Ensino Superior.
Abstract (EN):
In this 21st century, Portugal faces substantial social challenges. The knowledge society requires
citizens prepared and capable to face the challenge of a globalized and competitive economy, where the use
and access of the technologies of information and communication assume a dominant position. The tasks
of attending to the demands of this new model of social relationships have been showing the absence of a
consolidated social answer. Despite the fact that Portugal has been showing indicators of significative
increases of digital inclusion, a digital divide is still present. Thus, news literacies are required and new forms
of illiteracy will consequently appear.
Most countries in the European Union have been developing programs for strong networks of Public
Libraries, as well as training people for accessing and using public information services. In Portugal only in
the 80's was it possible to initiate the implementation of a net of Public Libraries with adequate infrastructures, what configures a serious delay for facing the defying situation described earlier. It is for
that reason that is essential to understand and develop intervention strategies.
This paper presents part of the results of a research project, supported by the Foundation for the Science
and the Technology, which assess the level of informational skills of Portuguese students in the Higher and
Secondary Education. The assessment, carried out in nine Portuguese cities, intends to evaluate the level of
preparation presented by the students to face, not only the challenges of the information society, but also
the incoming changes of a European Higher Education Area.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica