Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação

Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação

Título
Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2016
Autores
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Assunto: Literacia informacional ; Inclusão digital
Resumo (PT): Na Era da Informação e, mais precisamente, na conjuntura de rede onde estamos imersos, muitos são os desafios e os problemas que não podemos apenas enfrentar, mas devemos estudar com minúcia e profundidade a fim de irmos encontrando as respostas globais e específicas mais adequadas. Neste artigo aborda-se um problema composto a partir de problemáticas que foram surgindo e sendo abordadas em diferentes disciplinas e campos científicos e que não pode ser omisso ou até secundarizado na agenda de pesquisa em Ciência da Informação. O problema aqui tratado tem a ver com a convergência, no comportamento informacional das pessoas, da inclusão digital, em curso (com as respetivas competências TIC) com a literacia informacional, traduzida na capacidade crítica de buscar, avaliar, escolher e usar informação nos mais diversos contextos. Evoca-se, propósito, um projeto ainda em curso, intitulado A Literacia informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior eLit.pt, no qual é ensaiada uma abordagem exploratória da aptidão instrumental em nível informático associada à capacidade crítica face à informação. E enfrenta-se o problema e desenha-se um esboço de programa de pesquisa geral e norteador.
Abstract (EN): In this Informational era, and more precisely, in this net conjecture that we are immersed, many are the challenges and the problems that not even can we deal with, that also we should study in detail and with deepness to find more global, specific and adequate responses. In this article it is broached a problem composed by other problems that emerged and were approached in different subjects and scientific fields and cannot be omitted or even had as minor in the Informational Science research timing. The problem here mentioned refers to the convergence in course (with the respective TIC skills), in the people¿s Informational behavior, the digital inclusion, with the Informational literacy, translated in the skills to find, evaluate, choose and use the informational on the most diverse environments. It is invoked a project still in course, entitled ¿The informational Science in the European Space in the Higher Education eLit.pt, in which it is rehearsal an exploratory approach of the instrumental skills in informatics level associated to the critical ability towards information. And we stand up to the problem and draw a sketch for a research of directional and global program.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
armando_malheiro_inclusao_digital 577.04 KB
Publicações Relacionadas

Do mesmo livro

Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Information literacy in Portugal: a theory and practice approach (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Biblioteca, educação e literacia informacional em Portugal: resultados iniciais do projeto elit.pt (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 08:54:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias