Você está em: Início > Notícias > Caminhada pelo Parque dos Moinhos - SAVE THE DATE

Caminhada pelo Parque dos Moinhos - SAVE THE DATE

Rota dos Moinhos de Jancido

No dia 15 de junho de 2024, o Núcleo U.Porto Solidária, em parceria com a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Gondomar (CMG), promove uma caminhada no concelho de Gondomar, dirigida a toda a comunidade académica.

A iniciativa tem como objetivo promover a atividade física e o bem-estar, assim como a sensibilização para a prevenção das ameaças à biodiversidade; garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e de água doce no âmbito do ODS 15 da Agenda 2030.

Desenhado com a colaboração dos “Rapazes de Jancido”, o percurso de 5 km nos Moinhos de Jancido integra um pequeno trilho de uma beleza surpreendente, que começará com a descoberta da natureza pela Rota dos Moinhos e pela limpeza do respetivo Parque.

Neste percurso, de dificuldade reduzida, contamos com a presença do biólogo Joel Neves como orientador para as atividades de controle de invasoras (apanha da erva da fortuna na mata; apanha de pinheirinha no rio e descasque de mimosas e austrálias) e com a APRISOF  – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira, para nos orientar na visualização da fauna e flora presente nas águas deste espaço, assim como com a colaboração do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) para avaliação da qualidade da água do rio.

Podendo desfrutar e apreciar lugares encantadores, repletos de carvalhos, medronheiros, amieiros e muitas outras espécies, bem como entrar em moinhos recuperados e avistar quedas de água.

A iniciativa é aberta à participação de toda a comunidade U.Porto, alumni e famílias, e conta, ainda, com um almoço partilhado, em jeito de piquenique à beira rio, que pretende ser um agradável momento de confraternização, proporcionando momentos de convívio e partilha entre os participantes.

A inscrição é gratuita, mas por questões organização, deve ser realizada até dia 30 de maio de 2024 através do preenchimento do respetivo formulário online.

Rota pelos Moinhos de Jancido – horário 9:45 – 16:00

Rota Moinhos Jancido_Mapa
A rota terá início às 10h00, pelo caminho de Midões, e vai terminar no caminho Moinhos de Jancido. (Foto: Google Maps)

9:45 - O ponto de encontro/partida (e estacionamento para quem vai de carro): Parque de Travassos

(a partir das 9h00 já estará alguém da organização)

Atividades - dependendo da duração da caminhada, podem ser divididas entre o período da manhã e pós-almoço:

1. apanha da erva da fortuna, em dois pontos, com o apoio da Aprisof
  2. descasque de mimosas e austrálias, em dois pontos, com o apoio do Pelouro do Ambiente da CMG
  3. apanha da sanguinária japonesa no rio (em substituição da apanha de pinheirinha que está comprometida dada a corrente da água)
  • Fotografar biodiversidade
  • Plogging – Caminhar e limpar o Parque
  • visualização da fauna e flora presente nas águas pela APRISOF na Ponte das Longras
  • Avaliação da qualidade da água do rio Ferreira, Rio Sousa, Cai-águas, fonte do caminho e Ponte das Longras pelo ICBAS

12:30 - Almoço partilhado: Piquenique no Parque de Travassos (tem uma área para colocar mantas e 5 mesas com bancos corridos)

Nota: - Para este percurso de 5 km e de dificuldade reduzida, sugerimos que leve consigo calçado e roupa confortável, chapéu e protetor solar, um x-ato (opcional) e alimentos.

- Se optar por utilizar o transporte público, pode apanhar na Estação de Campanhã, às 8:45h o autocarro 8027, da UNIR – direção: Penafiel (Sebolido) com saída na Boca da Foz do Sousa.
           Posteriormente percorrer a pé o total de 1850 metros (sempre em frente)

Planta percurso

Recolha de imagem e som:

No âmbito deste evento, a Unidade de Responsabilidade Social da U.Porto procederá à captação de imagens e som para fins estritos de divulgação das atividades institucionais promovidas pela Instituição de Ensino Superior, em particular para disseminar as iniciativas da U.Porto pela comunidade académica, reproduzindo-as no Portal da U.Porto, newsletters e redes sociais utilizadas. A U.Porto enquanto responsável por tratamentos de dados pessoais norteia a sua atuação no rigoroso cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados, no respeito pelos princípios do tratamento de dados pessoais, valendo-se para tal de medidas técnicas e organizativas adequadas capazes de assegurar a privacidade e segurança dos dados pessoais que trata.
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 09:19:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias