Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Ciclo de Cinema Elas x Elas - Dedicado a Mulheres nas Artes

Notícias

Ciclo de Cinema Elas x Elas - Dedicado a Mulheres nas Artes

13 SET* 14 SET* 20 SET* 28 SET | 21:30

Ciclo de Cinema Elas x Elas - Dedicado a Mulheres nas Artes Auditório Casa Comum (Reitoria da U.Porto)

ENTRADA LIVRE

Curadoria: Luísa Sequeira

O Ciclo de Cinema “Elas X Elas” apresenta quatro documentários sobre quatro mulheres de diferentes áreas artísticas.
O documentário “My Name is Now”, da realizadora Elizabete Martins Campos, é um filme experimental sobre uma das maiores cantoras brasileiras, a incontornável Elza Soares. O filme “Pelas Sombras”, da realizadora Catarina Mourão, traça um retrato cúmplice e intimista sobre a artista Lourdes Castro. “Pintura Habitada”, realizado por Joana Ascensão, é um filme sobre o processo de trabalho da artista plástica Helena Almeida e por último, o documentário, “Quem é Bárbara Virgínia?”, de Luísa Sequeira, um filme que abre caminhos para possíveis respostas sobre o que aconteceu com a primeira realizadora portuguesa, que quase ficou esquecida da história do nosso cinema.

Todas as sessões de entrada livre e são seguidas de uma conversa moderada pela programadora e realizadora Luísa Sequeira com quatro convidadas ligadas às diferentes áreas, Ana Efe (artista plástica) , Constança Babo (crítica de arte) , Helga Azevedo (cantora) e Rita Capucho (diretora do Porto Femme).

 ______________

Sobre Luísa Sequeira

Luísa Sequeira nasceu no Porto, é realizadora e faz curadoria de cinema, trabalha em diferentes plataformas, como vídeo, filme e fotografia, explorando as interseções do cinema e dos média emergentes. Estudou jornalismo e tem uma especialização em realização de documentários, neste momento está a fazer um doutoramento em Arte dos Media. Luísa trabalhou na  RTP, coordenando e apresentando vários projectos. Entre eles, destacam-se o “ Cumplicidades” e  o “Fotograma”, um magazine semanal dedicado ao cinema em língua portuguesa. Desde 2010, é diretora do festival de curtas-metragens “Shortcutz Porto”  e do  “Super 9 Mobile Film Fest”, o primeiro festival português, exclusivamente dedicado a filmes realizados com mobile.  Recentemente, estreou a sua primeira longa-metragem  documental, “Quem é Bárbara Virgínia?”, filme que foi exibido em vários festivais de cinema, entre eles, o festival Internacional de Roterdão, Mostra de São Paulo e o Doclisboa,  foi o vencedor na categoria de documentário no Festival Caminhos do Cinema Português. Realizou e produziu várias curtas, entre elas; ” Os Cravos e a Rocha”, ” La Luna”,  “Memória, substantivo feminino” e ” My Choice”. Co-realizou com o artista Sama, uma série de animação de 13 episódios para o canal Brasil. Neste momento está a realizar com o artista Sama o documentário”Nada a Temer”,  um filme sobre a actual situação política e social do Brasil e está a produzir com a Luísa Marinho e com a  Ana Luísa Amaral um documentário sobre “As Novas Cartas Portuguesas”. 


Este evento está integrado no Ciclo 'E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres na Artes e nas Ciências'


PROGRAMA:

  • 13 SET | 21:30
PELAS SOMBRAS, Catarina Mourão

[Portugal/ 2010/ Documentário/ 83 min.]

Seguido de debate orientado por Ana Efe (artista plástica)


  • 14 SET | 21:30
MY NAME IS NOW, ELZA SOARES, Elizabete Martins Campos

[Brasil/ 2018/ Documentário/ 71 min.]

Seguido de debate orientado por Helga Azevedo (cantora)


  • 20 SET | 21:30
PINTURA HABITADA, Joana Ascensão

[ Portugal / 2006/ Documentário / 50 min. ]

Seguido de debate orientado por Constança Babo (crítica de arte)


  • 28 SET | 21:30

QUEM É BÁRBARA VIRGÍNIA?, Luísa Sequeira

[ Portugal / Brasil /2017 / Documentário / 77 min. ]

Seguido de debate orientado por Rita Capucho (diretora do festival Porto Femme)

 
cartz

Contacto: cultura@reit.up.pt


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-08-06 às 00:24:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais