Você está em: Início > Notícias > Concerto comemorativo da vida e obra do Senhor Professor Doutor Jorge Ribeiro de Faria

Orquestra Clássica da FEUP - 31 de maio de 2016 - 21h30

No dia 31 de maio de 2016, pelas 21h30, terá lugar no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pelas 21 horas e 30 minutos, um concerto comemorativo da vida e obra do Senhor Professor Doutor Jorge Ribeiro de Faria como Figura Eminente da Universidade do Porto do ano de 2016. O concerto será executado pela Orquestra Clássica da FEUP, sob a direção musical do Maestro José Eduardo Gomes.

Este concerto segue-se à sessão de abertura do ciclo comemorativo ocorrida no passado dia 19 de maio, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, em que o Senhor Provedor de Justiça, Senhor Prof. Doutor José de Faria Costa, proferiu uma conferência, a que se seguiram um momento musical da Legislatuna – Tuna Feminina de Direito e a inauguração da Exposição itinerante “Jorge Ribeiro de Faria: uma vida ao serviço da Justiça e da Academia”.

O homenageado Jorge Leite Areias Ribeiro de Faria
(Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008), licenciado e doutorado, com distinção e louvor, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira académica, em 1960, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde lecionou durante mais de quatro décadas, aí integrando o Conselho Científico e assumindo durante muitos anos o cargo de Professor-Coordenador do grupo de Direito da mesma Instituição.

Em 1994, foi nomeado membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), de que, justamente, é reconhecido ser um dos pais fundadores, a par do Senhor Prof. Doutor Cândido da Agra. Na então recém-criada Instituição, foi investido na presidência do órgão pedagógico-científico e assumiu a regência de várias unidades curriculares. Terminado o período instituinte da FDUP, integraria o seu Conselho Científico, sendo, mais tarde, o primeiro Professor Bibliotecário da Biblioteca que, em 2005, tomaria o seu nome.

Integrou, também, os Conselhos Científicos da Escola de Direito da Universidade do Minho e do Curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde, igualmente, lecionou. Jurista de mérito deixa uma vasta e profunda obra ainda hoje citada pela doutrina e jurisprudência.

Em reconhecimento dos muito relevantes serviços prestados, em 2005, foi atribuído ao Prof. Doutor Ribeiro de Faria o título de Professor Emérito da Universidade do Porto, a que se junta agora a presente homenagem como Figura Eminente da UP em 2016, numa organização conjunta da Reitoria da Universidade do Porto e da sua Faculdade de Direito.

Ao longo do presente ano, para além do concerto, vários serão os eventos em que se procurará fazer a evocação da vida e obra do Prof. Doutor Ribeiro de Faria e a devida celebração das várias facetas do homenageado. Assim, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto terão lugar três sessões: “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Obrigacionista” (17 de junho), “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Penalista” (10 de outubro) e “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Académico e como Homem de Cultura”. Também a Faculdade de Economia, associando-se a esta homenagem, acolherá um encontro inspirado pelo mote “Prof. Doutor Ribeiro de Faria e o ensino do Direito na Faculdade de Economia” (30 de novembro). Finalmente, o ciclo comemorativo concluir-se-á com a sessão de encerramento a ocorrer no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da U. Porto, no dia 14 dezembro de 2016.

A Universidade do Porto e a sua Faculdade de Direito têm o grato gosto de convidar toda a comunidade académica a tomar parte desta celebração da vida e obra de uma figura maior da Academia portuguesa.

Reportagem TVU (vídeo)

Imagem jpeg
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 18:00:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias