Você está em: Início > Notícias > Universidade do Porto apresenta o ciclo de conferências Porto Património Mundial - 20 Anos Depois

De 12 de maio a 6 de dezembro de 2016

Portugal tem 15 locais inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO, dos quais quatro situam-se na região norte: o Centro Histórico do Porto (1996), o Parque Arqueológico do Vale do Côa (1998), o Centro Histórico de Guimarães (2001) e o Alto Douro Vinhateiro (2001).
Para fazer parte desta lista, os sítios candidatos “devem ser de extraordinário valor universal e obedecer a pelo menos um dos dez critérios de seleção” do Comité do Património Mundial. Há 20 anos, a 5 de dezembro, o Centro Histórico do Porto integrava esta lista, com base no critério (IV): “Oferecer um exemplo excepcional de um tipo de construção ou de conjunto  arquitectónico ou tecnológico ou de paisagem ilustrando um ou vários períodos significativos da história humana”.
A Universidade do Porto, através da Unidade de Cultura, associa-se a estas comemorações organizando um ciclo de conferências e dois percursos. Este ciclo inicia-se a 12 de maio com Rui Loza, Arquiteto que coordenou a elaboração do processo de candidatura do centro Histórico do Porto à inclusão na Lista de Património Mundial da UNESCO. Autor de vários artigos sobre cidade, arquitetura e reabilitação urbana, o Arquiteto Rui Loza é administrador, não executivo, da Porto Vivo – SRU.

Conferências: Entrada livre
Os dois percursos estão sujeitos a inscrição obrigatória através do endereço cultura@reit.up.pt
Mais informações: cultura@reit.up.pt/220408195

Imagem jpeg